quinta-feira, 15 de março de 2012

Idols and KRAZYNESS

Yep. Eu postei ontem uma bíblia e ainda assim achei que ficou faltando muita coisa a comentar. Vou tentar exemplificar melhor neste post, até porque sei que pouca gente vai ler o que escrevo e pesquizar depois pra ver com seus próprios olhos que este infeliz aqui não está louco (só um pouquinho) e escrevendo um monte de non-sense.

Bom, primeiro a minha escolha pelo BiS (brand new idol society) para ilustrar o que eu estava dizendo. O cerne da coisa é que eu queria quebrar a concepção da grande maioria de que 'idol music' é sempre musiquinhas fofinhas ou mais agitadinhas AKB style. NÃO! ERRADO! Pra começar 'idol music' não é sequer um gênero musical propriamente dito. É apenas a música feita pelos idol groups. E essa música é incrivelmente variada, rica. Na verdade num precisa nem recorrer aos grupos desconhecidos, mesmo uma conferida em grupos famosos como Perfume, Puffy, Sakura Gakuin (mais precisamente na sub-unit Baby Metal) e Momoiro Clover já mostra isso. Agora, indo atrás de grupos desconhecidos, aí a coisa fica mais hardcore (leia-se apaixonante =D). Existem N grupos que eu posso citar aqui que exalam essa variedade e liberdade que a cultura idol traz. Feam, Pureful, Team Jyunjyo, Tengal6, Denpagumi Inc... e o que eu citei, talvez o mais transgressor e ousado deles, BiS.

Achei que o BiS iria cair como uma luva pra exemplificar o que eu estava dizendo no último post. Primeiro, uma checada na originalidade dos vídeos delas, como Primal (onde elas provocam fazendo tudo que idols não podem fazer ou expor: cena fumando, cena forçando vômito, cena usando o banheiro, cena trocando e-mails e fotinhos com um rapaz...) ou Nerve (onde fãs do grupo foram chamados a aparecer com seus iphones para fazer a filmagem delas dançando em locais públicos, no que depois foi editado e virou o clipe. reparem na polícia a certa altura aparecendo e mandando eles se dispersarem kkkkkk) para quebrar qualquer paradigma. Pesquisando por vídeos delas, você encontra filmagem de shows, onde vc observa a doidera ao qual me referi. Você ainda encontra a irreverência e o "faça você mesmo" em clipes como esse, onde elas *tentam* invadir uma apresentação do Momoiro Clover e acabam se apresentando, pra num perder viagem, ali na praça mesmo, assim, de surpresa. Vejam só, ISSO é um idol group, isso é cultura idol em sua essência.

*ps: Sem falar que a 'experiência' a que me referi antes foi exatamente a de ver, sem querer, um show do BiS. De lá pra cá a paixão só vem aumentando. S2

Antes que alguém possa me entender mal, isso tudo não significa que eu não vejo graça no AKB. Pelo contrário. Mas poderia ser bem melhor, não? Ha! Que falar do slogan "idols que você pode encontrar"? Num show do AKB você fica a metros de distância do palco, seja no teatro ou mais ainda num concerto desses em estádios. Akushukais então nem se fala... malditos 10 segundos... Esses grupinhos desconhecidos sim, você realmente se encontra com elas. Caramba, tem grupo (Pureful) que as meninas até fazem stagediving sobre o público!!! =D

Pra tentar colocar as coisas de uma forma mais clara, eu digo que sou fã das meninas do AKB, mas não do grupo em si, na medida que eu acompanho determinadas meninas e me entusiasmo quando vejo uma aparição delas na tv, por exemplo, mas não quando o grupo lança um cd novo (principalmente estes mais recentes, que eu achei bem fracos). Lógico que no fim das contas meu dinheiro vai pro bolso do Akimoto de qualquer maneira, mas enfim... A verdade é que ando meio cansado do AKB, principalmente depois das expulsões da Yonechan e Nacchan (o cérebro compreende e acho que foi feito o certo, mas o coração...). Pra completar eu pago aquela porra de fã clube oficial pra num conseguir ganhar UM mísero ingresso em trocentas tentativas... WTF!

Bah! Melhor relaxar a cabeça assistindo os programinhas do AKB, onde o grupo atinge o seu melhor e realmente presta, imo. Amanhã deve ter review do AKBingo desta semana. E mais posts bíblicos. E chega de falar de idols. Ou não. =)

Nenhum comentário: