quarta-feira, 14 de março de 2012

idols, wotas, weeaboos...

Bom, não haveria momento melhor pra fazer este post do que agora. Enquanto a net bomba com comentários acerca da nova campanha publicitária do AKB48 onde as senbatsu members passam um chiclete de boca em boca, quase se beijando (o que? meu comentário a respeito? simples. como diria Gilberto Gil, "desnecessário, Preta...") e os weeaboos entram em polvoroça com o anúncio do show do AKB em Washington, USA (metade das meninas é time 4 ou kenkyuusei... do time B só a Shihori... ... ... KKKKKKKKKKKK gomen, eu sei que rir da desgraça alheia é feio mas num resisto =P), venho eu aqui fazer esse post que a um longo tempo eu venho planejando (pra ser bem preciso, desde 5 horas atrás =P).

Vamos começar do começo. Idols. Pra um brasileiro entender exatamente do que se trata é meio complicado porque não temos esse tipo de personagem na nossa indústria de entretenimento. O mais próximo que consigo imaginar são aquelas gurias que o pessoal chama (pejorativamente, muitas vezes) de 'modelatriz'. Elas vivem na mídia, fazem tudo pra aparecer/se destacar... e num tem nenhum grande talento. Mas uma diferença fundamental (com razões culturais) é que essas 'modelatrizes' usam como principal atrativo pra chamar a atenção e cativar as pessoas seus corpos, O FÍSICO, enquanto as idols nipônicas costumam focar a PERSONALIDADE. Mesmo quando falamos de gravure idols, vale notar como o que vai diferenciar uma menina de sucesso das demais é o quanto ela é cativante nos vídeos e entrevistas, ou seja, quando abre a boca, não quando rebola.

A história das idols vem de bastante tempo atrás. Sua função pode ser resumida em: entreter as pessoas. Como existem N maneiras de se divertir/ficar feliz, você vai ver idols fazendo das mais variadas coisas dentro da indústria, desde filmes pornôs, ensaios sensuais, cantando, dançando ou simplesmente fazendo papel de 'bobinha' em algum programa de variedades. Idols são por definição meninas sem nenhum grande talento. Meio óbvio, não? Se a garota cantasse lindamente, pra que seguir uma carreira de idol e não de cantora, em primeiro lugar? Logicamente existem exceções, mas em via de regra são meninas kawaiis, não só na aparência mas principalmente no modo de ser. Ponto.

Nos focando nas idols voltadas para a música (idol groups), o boom se deu nos anos 80 e hoje, mais do que nunca, graças ao estrondoso sucesso do grupo idol AKB48, elas estão em evidência. A rigor, a cultura idol otaku (o meio de onde elas são MAIS UM ELEMENTO) é mais uma de diversas sub-culturas underground nipônicas. Mas vez por outra ela toma o mainstream de assalto. Foi assim nos tempos áureos do Morning Musume, está sendo agora com o AKB48.

Wotas são os fãs (verdadeiros) das idols. Em tempos de sucesso mainstream, AKB com mais fãs casuais do que wotas... é comum você ver pela net, gente, quase sempre weeaboos, falando com certo desprezo dos wotas. Lógico, eles sequer sabem que porra vem a ser uma idol, em primeiro lugar, quanto mais entender um wota ou seu modo de agir. (peraí! e tem ALGO neste mundo que um weeaboo realmente entenda? yeah, right... u___u) Aqui eu tenho que dizer que por muito tempo eu também não entendia direito o que se passava e distribuía pré-conceitos contra eles. Mas depois de certas experiências, pude rever meus conceitos, abrir as idéias e finalmente enxergar o quão divertido é este mundo de fantasia da cultura idol otaku.

A grande maioria dos que você vê por aí em fóruns e blogs de nanbanjins falando sobre o assunto não consegue compreender esta sub-cultura, por mais simples que ela possa (e é) ser. Diversão. Liberdade. Ser você mesmo, independente do que os outros possam pensar. Nem que por apenas alguns minutos. Sim, lembra muito o mote de outras sub-culturas (como a punk) e por isso mesmo eu diria que me atraí tanto. Afinal sou um apaixonado pela sub-cultura punk/skacore nipônica.

É engraçado que o que você mais vê por aí nestes lugares é exatamente o oposto, é gente se xingando, exaltando tal idol (ou tal idol group) sobre os demais, cerceando o que pode ou não ser dito sobre o grupo, blablabla whiskas sachê. Talvez um dos poucos lugares onde isso não ocorra (raras vezes eu vi) é o fórum Nihongogo (não por acaso está ali do lado, nos links). Pessoas que nunca pisaram num típico showzinho de idol group. Não, não adianta ir num show do AKB porque hoje em dia muito da essência já foi perdida pelo grupo, nesta migração pro mainstream. Hoje antes de ser diversão, AKB é business. Um negócio. Muito lucrativo, diga-se de passagem. Oras, basta pensar um pouco: onde está a diversão em ficar horas numa fila embaixo de chuva esperando pra poder apertar a mão de uma menina? Onde está a liberdade em ter de se contentar com um encontro de cronometrados 10 segundos, sob os olhos de um staff que prontamente o puxa com força assim que eles acabam? E o que falar de ter que comprar um cd via loteria pra poder ter esse encontro? Ter de passar por loteria até mesmo pra poder ver um mero show? Pois é, não é a mesma coisa. Até as próprias músicas são bem mais pop/comerciais...

Para você conhecer a cultura idol otaku, ver a essência da coisa, você tem de recorrer a idol groups desconhecidos e ir num desses showzinhos underground. Ver aquela catarse, aqueles wotas dançando e cantando feito crianças, se debatendo numa mistura de rave com show de punk rock, sentir aquela batida abafada da música fazendo seu corpo vibrar... Aquela energia é contagiante. É esquecer o mundo aqui fora, a realidade. Sem ir num show desses, conversar com essas pessoas, sinto muito, você não sabe o que é a cultura idol otaku. Não vai conseguir entender o porque da fantasia fazer parte disto e o porque de, em nome desta fantasia, existirem regras como "não namorar". A 'máscara' precisa ser mantida para a fantasia ser crível. E aquilo tudo não passa de uma fantasia, minutos onde você esquece seus problemas e 'se liberta'.

Numa fantasia, tudo tem de ser perfeito/idealizado. A começar pelas idols.

Nenhum comentário: