domingo, 8 de abril de 2012

Entendendo os akushukais

Vamos lá. Antes do report, o prometido guia. Pra ficar mais fácil, vamos primeiro distinguir os tipos de eventos que existem atualmente e aí a apresentação de cada um, em separado.

-Zenkoku akushukai: Como o nome indica, é o evento de aperto de mãos nacional. É o evento mais frequente e mais fácil de se conseguir ir. Porém, costuma ser o mais chato. Consiste em um mini-show seguido do aperto de mãos. São realizados vários ao longo do ano, nas mais diversas províncias do país. Apenas algumas membros participam deles (no caso de zenkoku akushukai de sub-unit ou grupo filial, participam todas). As meninas são dispostas em filas individuais ou coletivas, onde o aperto é só um aperto MESMO. Tem que dar sorte (e ser mais forte que o staff te puxando) pra conseguir falar algo. Os ingressos vêm na primeira prensagem dos cds lançados. Eles são mostrados aos staffs na portaria do local, não possuindo nenhum tipo de reconhecimento. Por isso é fácil ver esses ingressos sendo comercializados seja na net, seja em lojas de revenda de tickets (sim, aqui os cambistas são chiques, possuem loja e tudo =P ). Digo que são eventos chatos porque possuem filas gigantescas e as meninas costumam ser mais frias e mecânicas. (também, apertando mãos a uma velocidade de 10 por minuto, ao longo de horas sem parar... eu também ficaria de saco cheio) Neste evento, convém chegar cedo, bem antes do início, uma vez que a ordem de chegada influencia no lugar que você se senta durante o show (sem falar que quem senta mais na frente vai pro aperto primeiro).

-Special live/release event: Pode ter algumas variações de nome, mas basicamente é sempre a mesma coisa. Consiste num mini-show seguido de conversa com o público e jornalistas. Certas vezes rola algo diferente, como aperto de mão (ex: single da Wasamin) ou sessão de fotos (ex: próximo single da Miss Simpatia). São realizados quando do lançamento de alguns singles de sub-units ou solos. A participação necessita de um ingresso conseguido na primeira prensagem do cd. Por vezes é participação direta, em outras você ainda vai concorrer a um sorteio pra adquirir o tal ingresso. Diferente dos demais eventos, eles costumam serem realizados em dia de semana. Geralmente possuem banca pra venda de produtos, que são diferentes do que os comprados normalmente por aí. Neste evento num precisa chegar tão cedo como no zenkoku, uma vez que os bilhetes de entrada são distribuídos pouco antes do início do evento e em ordem aleatória.

-Daiakushukai: É a cereja do bolo. Como o nome diz, são os grandes eventos de aperto de mãos, hoje em dia realizados em grandes centros de convenção de Tokyo (como o Makuhari Messe). Quando se trata de uma sub-unit, eles são conhecidos por Kobetsu Akushukai, mas funcionam de maneira semelhante, apenas são menores. Nos daiakushukais do AKB participam meninas de todos os grupos, inclusive as kenkyusei mais obscuras. Não tem show, mas tem telões que ficam exibindo gravações de shows ou trechos de dvds. Existem áreas delimitadas pra se sentar (aonde o pessoal se acomoda e fica como que 'fazendo piquenique'), área pra troca de photos, local pra reunião de fã clubes e grande banca com venda de produtos. *ps: apesar de haver área para troca de photos, não são vendidos sets nesses eventos do AKB. Quando é akushukai do SKE, sim. Além claro das filas pra aperto de mãos, individuais. Como tem mais meninas que filas, elas são agrupadas em faixas horárias e as mais famosas ficam disponíveis o dia todo, enquanto as demais participam apenas de algumas faixas (ex: fila 34. fulana fica do horário 1 ao 3 e ciclana do horário 4 ao 6). Portanto, aqui você não precisa chegar cedo, mas sim antes do seu horário, previamente definido (maiores detalhes a seguir). Aqui os ingressos são checados apenas na hora de entrar na fila das meninas, portanto você pode entrar e sair do evento livremente, mesmo sem ingresso. Vale dizer que a checagem é rigorosa, exigindo que você apresente o recibo de compra e um documento com foto. Ainda assim você encontra gente no Mixi negociando estes ingressos, não me pergunte como. Talvez esses wotas profissionais tenham uma carteira só com documentos falsos pra usar. <<__<< Nos daiakushukais o aperto de mão é mais longo (pouco mais de 10 segundos), possibilitando um diálogo com a menina. Quanto mais ingressos você tem, mais tempo você fica. Mas vale notar que só podem ser usados três por vez, logo, se você tem mais ingressos, terá de ir duas vezes ou mais na fila. Por isso é comum ver os wotas com maços de ingressos.

Para conseguir um ingresso você tem de comprar sempre (seja single do AKB ou de sub-unit) a versão teatro (gekijouban) do cd. Esta versão é vendida atualmente apenas em um lugar: no site da chara ani. Esta venda tem prazos definidos e funciona num esquema de loteria conforme disponibilidade de vagas. Aqui você, na hora de fazer seu pedido, define qual ingresso você quer (menina e horário). Nem sempre um pedido significa em ingresso na mão, caso você procure uma menina mais famosa num horário mais concorrido. Caso perca, você tem de tentar denovo num outro round de vendas do site (se ainda houverem vagas, claro). Dica: caso você queira ver uma flopada, pode comprar qualquer horário que é garantido que você consegue seus ingressos. Portanto atente apenas à questão dos horários, caso você vá ver várias meninas. Afinal você não vai querer ver uma menina de manhã e ficar o dia todo de bobeira esperando pra ver a outra só de noite, né. Caso queira ver uma famosa, é melhor fazer pedido pro primeiro ou último horário, quando as chances de ganhar são maiores.

No report do próximo post eu entrarei em maiores detalhes sobre as filas e aperto propriamente dito. =)

-Shamekai: Por fim, o que SERIA o melhor dos eventos. 'Seria' porque ele não existe mais, desde Sakura no Shiori (2009) o AKB não realiza mais estes eventos. Hoje são restritos a sub-units e NMBs da vida, sendo que o ingresso é conseguido via sorteio através de um código que você recebe no cd, ou seja, comprar uma dúzia de cds não significa uma dúzia de ingressos (talvez você, azarado, não ganhe nenhum ;P ). Eles são bem esporádicos, recentemente me lembro de ter visto sendo realizados no single Oh My God do NMB, no single Pera Pera Perao do Not Yet e no álbum do SDN, apenas. Estes códigos vem na primeira prensagem do cd, normalmente. No caso do SDN foi diferente, foi via chara ani. Os shamekais consistem num evento semelhante ao Kobetsu Akushukai, mas ao invés de cumprimentar a garota, você TIRA UM 2-SHOT COM ELA! (2-shot é uma foto sua com a menina, podendo combinar alguma pose não muito elaborada ^_^' ) Antigamente os próprios 2-shots eram muito mais comuns, sendo conseguidos até em maquininhas de gashapons, mas o sucesso veio e eles foram quase extintos. =(

É isso, creio que agora dá pra ter uma idéia razoável de como são os eventos do AKB e como proceder pra ir no de sua preferência. =) Para infos sobre qual tipo de evento vai ser realizado e quando (bem como a data de venda no chara ani e tals), vale checar sempre o site oficial do grupo/sub-unit e o blog oficial do AKB. As infos costumam ser liberadas com algumas semanas de antecedência, menos as infos mais específicas dos daiakushukais, que costumam sair apenas na véspera do mesmo.

Nenhum comentário: