sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Passpo☆ One-man Flight at Shibuya Koukaidou -parte 2-

Antes de qualquer outra coisa, deixa eu retomar o que ficou pela metade: o report do show do Passpo. Meu primeiro show one-man delas. Na apresentação no Tokyo Idol Festival deu pra sentir um gostinho de como era um show do grupo, aqui foi a hora da catarse coletiva completa. Só é uma pena o show ter sido num teatro com cadeiras e não pista livre...

Bem, retomando, eu havia parado no akushukai né. Que aconteceu durante o show do Pre-dia e antes do show do Passpo. Vai entender. Primeiro falei com a minha linda Nachu. S2 Não, sério. A mina é linda MESMO, num é que nem uma Katayama ou Nonaka da vida que só eu consigo encontrar beleza não. Nachu é tipo... a mina mais gata da balada. *___* Na hora que fiquei cara a cara com ela, fiquei realmente boquiaberto, suando como se estivesse numa sauna. Ela estava ali, maquiada, com cabelos na altura do ombro, meio cacheados, uma voz doce... eu não estava preparado para isso. Estava esperando uma wota meio yankee, que nem naqueles akushukais virtuais do grupo. Ela me recepciona arregalando os olhos e falando um "hello!". Elas já passaram pela França antes, então possuem uma fanbase razoavelmente grande de estrangeiros. Até por isso creio que já devem ter aprendido umas palavrinhas em inglês pra fazer um 'akushukai padrão'. Eu já fui logo falando pra ela que era minha primeira vez num akushukai do grupo, mas que já tinha visto um flight antes. Ela agradece e pergunta se vou voltar outras vezes. Digo que sim. Pergunto então sobre sua paixão por sorvetes, se ela toma mesmo durante o inverno, neste frio de rachar. Ela diz que sim e eu pergunto sobre sua garganta, se não faz mal. Ela diz que não, já está acostumada e sorri.

Aqui eu devo dizer que pelo menos uma coisa no akushukai do Passpo eu achei boa. Eles adotam um sistema incomum, onde todas as pessoas entram ao mesmo tempo, um com cada menina (se num tiver ninguém na fila, logicamente não entra ninguém). Assim, quando acaba o tempo, saem todos juntos e entram os próximos de cada fila. Ou seja, cada fila não é independente, com um staff cuidando de uma ou duas pessoas e assim ocasionando que algumas pessoas fiquem mais tempo que outras. É um sistema pra se pensar. Bem, dali dei meia volta e "furei" a fila da Morishi, como já disse antes. Ela estava sentada tomando água. Me agachei pra falar com ela. Ela também me cumprimentou com um "hello!". Eu pergunto se ela lembra de um programa na tv onde ela falou sobre um restaurante que fazia sundubu em Ebisu. Ela "ah! Lembro sim. Você viu?". Eu respondo que não só vi como fui lá e achei uma delícia. A indicação dela tinha sido muito boa. Ela ri e agradece. Diz que vai direto lá. Eu então digo que só achei o preço meio salgado. Ela então diz "ah... Bem, é um pouquinho caro né", gesticulando.



Segundo akushu com a Nachu. Eu chego e ela "oh! Segunda vez né". Sim, eu vou começar a falar mas ela se adianta e elogia meu japonês. Eu desconverso. Ela insiste. Eu procuro um buraco no chão pra enfiar minha cabeça. Falo sobre um vídeo antigo que vi na internet onde ela aparece com camiseta da Amimi do Idoling!!! e ela "hmm? Quem?". "Da Amimi". "Waaaaaaaa! Eu adoro ela, você também gosta?". "Sim e...". "Wahahaha que legal, Yay!". .___. Impressionante o como ela mudou e se empolgou assim que falei na Amimi. O lado wota saiu da jaula. ^__^' Depois daquilo fui comer alguma coisa porque haveria um tempo até o show. Já escuro e chovendo forte, a desorganização pro akushukai se repete na hora de liberar a nossa entrada pro show principal. Os staffs, talvez sadicamente, chamavam os números dos ingressos de cinco em cinco! o__O Nunca vi isso na minha vida. Levando em conta que são duas mil pessoas, você já imagina a demora que aquilo levou. Pensei que fosse entrar só no dia seguinte. Acabou que todos conseguiram entrar, mas com meia hora de atraso. Foi só entrar e sentar no lugar que pronto, o show começou. Poderia ser pior né, poderia ter começado com a gente ainda lá fora. u___u

O show. Eu já tinha comentado da turbulência e avisos falados pela Aipon, como se fosse um vôo de verdade antes né. Podemos usar aquele instante pra separar a apresentação em duas. Primeiro teve uma breve intro com apresentação das membros. Vieram "La La Love Train ~koi no katamichi kippu~", "Shoujo Hikou", um rápido MC com elas falando da empolgação pelo último flight do ano e falando da roupa nova que estavam usando (imagens abaixo), "ViVI natsu", "Hello" e "Street Fighter". Destaque pra última que teve elas fazendo uns movimentos de luta e tals. Interessante notar o como elas se divertem durante as coreografias, nada muito seguido à risca. Depois "Kiss = Suki" que eu atóóóron, "Pink no parachute" e "With XXXX". Seguem-se "Pretty Lie", "Go On A Highway", "Jya ne..." e pela primeira vez sendo cantada ao vivo, "Kimi iro no Samba". Que tem mais cara de bossa-nova que exatamente de samba. Vale destacar que antes de cada música, aparecia no grande telão ao fundo uma imagem de um avião fazendo uma parada em um país diferente. Como se cada música fosse uma parada do vôo. =) Esta primeira parte foi bem agitada, contando com uma mistura de músicas mais antigas e mais recentes. Como ainda não ouvi o álbum e singles da época indie delas, ficava meio perdido às vezes.

Elas saem do palco e fica tudo escuro. Turbulência, MUITA fumaça e barulho, com direito a rojões estourando e tudo. Quando reaparecem, já está montada ao fundo uma banda. Sim, nesta segunda metade, show com banda tocando junto. =) Os integrantes locões você pode ver ali na foto acima. Destaque pro cara de chapéu, o guitarrista. Ele é o misterioso "Penne to Arabiata" que assina boa parte das letras e composições do grupo. (Seu nome verdadeiro é Kentarou Akutsu) =O A banda é chamada de "Penne to Arabiata & Grand Crew". O show recomeça com tudo, com "Wing", "Uhae!" e "Next Flight". Segundo MC, agora mais longo. Apresentam a banda, falam da empolgação e responsabilidade por tocarem com uma banda junto e anunciam um novo single pro dia 13 de fevereiro, entitulado "Sakura komachi". Num dá outra, retomam o show por ele. Depois, seguem-se "Tap My Toe", "Dom Dom Freedom", "2Days" e "Bathtub" pra dar uma acalmada. Destaque pra minha Nachu, tadinha. Eu seco ela tanto que ela só se dá mal. Se no Tokyo Idol Festival seu sapato voou e ela teve de dançar descalça, aqui seu microfone deu algum problema, justo na hora de "Uhae!" e ela teve de sair correndo pra arrumar. Só voltou no final da música.


Terceiro MC, falando sobre o fim de ano, as coisa que se passaram em 2012... Reiniciam com "Love Diary", seguida por "Break Out!!", "Natsuzora Hanabi" e "Material Girl" pra encerrar. Melhor encerramento impossível, com uma das músicas mais empolgantes já feitas por um idol group. Mas logicamente este era apenas o encerramento do show principal, ainda haveria encore. Antes dele, novo MC com umas imagens do grupo passando no telão e criando um clima até os grandes anúncios a serem feitos. Que não são tãããão grandes assim, mas enfim. Elas retornam ao palco agora de camiseta pra anunciarem a mudança no logo do grupo, que passa a usar alfabeto romano ao invés de hiragana (Passpo☆ ao invés de ぱすぽ☆) e uma turnê nacional para 2013, durante o mês de março. Mais um grupo a anunciar isso. Impressionante. Se 2012 foi o ano do AKB48 sair em turnê nacional (que ainda não chegou nem na metade, diga-se u__u), 2013 parece ser o ano dos demais grupos seguirem o mesmo caminho, com turnês mais modestas, claro (o Passpo vai passar por Ichikawa-ken, Niigata-ken, Fukuoka-ken, Miyagi-ken e óbvio, Osaka, Nagoya e Tokyo). Mais uma clara mostra do como o país está dominado atualmente pela música idol e que não, não é só o AKB que faz sucesso país afora.

Quanto a mudança no logo, alguém poderia pensar em algo como "maior apelo com o público estrangeiro", mas imagino que a razão seja pura e simplesmente pra igualar aos outros grupos da agência, que já possuíam logo em alfabeto romano. Depois dos anúncios, o encore teria ainda mais três músicas, outra inédita e aparentemente a b-side do próximo single, "No.1 Boy", seguida pela maravilhosa "Wanted!" e "Dear my friends". Teve ainda outro rápido MC no meio delas. Aqui foi o clímax. A terceira é um pop punk clássico, atóóóron. A segunda, uma das melhores músicas do ano, teve direito a tantã sendo usado e tudo mais. E a primeira conta com uma intro que lembra MUITO ao clássico "Smells Like Teen Spirit" do Nirvana. Que show! Ok, não teve "Pock Star" ou "Let It Go!!", mas ainda assim foi uma senhora setlist. Agradecimentos finais e despedida, com todo o público de mãos dadas. (sim, peguei na mão de uns wotas, mas tranquilo, já desinfetei bem)

Mesmo com os problemas de organização, o show foi tão divertido que fez tudo valer a pena. Mal posso esperar pra ir em outro show do grupo e reencontrar a Nachu. Que apesar de ser uma flopada no grupo, tinha um número considerável de gente lá vestindo laranja. O duro é que ela só tem solos em "Kimi iro no Samba" e "Material Girl". Duas músicas. =( Enquanto Aipon e Morishi tem solo em quase todas. =/ Aí fica difícil ser fã da coitada... Bem, só me resta enquanto isso ficar vendo uns videozinhos delas se divertindo nos bastidores e sonhar com a Nachu de maid. *___*

Nenhum comentário: