domingo, 20 de janeiro de 2013

Denpa Gumi.inc - the true idols

Desculpas pela demora, finalmente saiu do papel! O post sobre o Denpa Gumi.inc. Já estava devendo a muito tempo esse post, até porque já falei antes delas por aqui, até cheguei a falar um pouco sobre sua história... mas estava faltando um post mais profundo, com mais info sobre o grupo, que nem fiz com o Afilia e com o BiS. E convenhamos, o Denpa Gumi merecia um tratamento melhor por aqui. Afinal elas não só são um dos grupos mais ascendentes do momento (ranking Oricon dos últimos quatro singles: 104º, 46º, 37º e 19º. =O ), não só eu já vi elas várias vezes ao vivo e gostei, como, mais importante que tudo isso, elas são um símbolo. Um grupo idol genuíno, diria que o grupo mais representativo da sub-cultura idol otaku que existe.

Porque eu afirmo isso? Vamos lá. Todos os outros grupos que você for pesquisar por aí, desde o AKB48 até o Baby Raids (passando inclusive pelos meus queridos BiS, Passpo e Afilia) possuem membros que são alheias à sub-cultura. São meninas que se interessam por moda, maquiagem, música pop em geral, filmes, Coréia... meninas que entram no "mundinho idol" pelos mais diversos motivos e com as mais diversas aspirações (virar atriz, fazer ensaios fotográficos...). Apenas uma ou outra menina vira idol porque quer ser uma idol, gosta de otakuzices, faz wotagei e tudo mais. Você vai ver uma Yukirin aqui, uma MioMio ali...  Mesmo quando elas pegam o espírito da coisa, que é de subir no palco pelo simples prazer de ver no rosto das pessoas um sorriso estampado e se sentirem realizadas a cada demonstração de carinho, por menor que seja... Elas mesmo assim não possuem um vínculo mais profundo, elas não são iguais a nós, do lado de cá de palco. Esse é o ponto de diferença: as meninas do Denpa Gumi, todas, são otakus. Se você preferir, fujoshis (no uso mais amplo do termo).

Repare que não estou fazendo juízo de valores. É apenas uma constatação. Todas as membros (originais e mesmo as que entraram depois) são meninas completamente inseridas na sub-cultura. Uma delas, Nemukyun, é inclusive uma das mais influentes porta-vozes do movimento, seja dando entrevistas e até ensinando a fazer wotagei, seja discotecando por aí, fazendo ensaios fotográficos, enfim, divulgando a sub-cultura pelos mais diversos lugares de Tokyo e até ditando tendências. Como imagens dizem mais que palavras, veja este vídeo e a veja em ação. Que menina do AKB faz (ou já fez) isso? Que menina do Super Girls age assim? 


 A história pessoal das meninas é bastante parecida. Todas eram otakus, tinham interesse prévio em idols, games, mangá, anime, anisongs... Algumas com juventude mais conturbada, com problemas familiares, isoladas na escola com poucos amigos, hikkikomori... otakus. Não é fácil ser uma (assim como não é fácil ser nada que fuja dos "padrões" da sociedade). Todas tinham em Akihabara, meca da cultura otaku, mais do que um ponto de encontro e lazer. Era o porto seguro delas. Era o local inclusive onde trabalhavam. Era 2008 e Risa Aizawa (que antes atendia pelo nome de Meme Nishimura, natural de Osaka, conhecida como Risatii), Mirin Furukawa (natural de Kagawa-ken, conhecida como Mirinchan), Nemu Yumemi (natural de Mie-ken, conhecida como Nemukyun) e Akari Owata (natural de Tokyo, conhecida como Akarichan), todas passavam pelo bar e cafe Dear Stage em Akihabara. (repare o como algumas delas saíram de bem longe, largando escola e família pra virem tentar em Tokyo a sorte) Trabalhando ali seja como maids, seja subindo no pequeno palco pra fazer apresentações, elas estavam num local que gostavam, mas não fazendo exatamente aquilo que queriam. Faltava algo. Eis que com a ajuda de outra figurinha carimbada do local, a "Yumiko sensei", elas se juntam e criam um grupo idol, o Denpa Gumi.inc. 

"Denpa" é um termo bastante ligado aos otakus, usado para se referir a pessoas que vivem em fantasias e agem de maneira estranha para os demais, acabando isoladas e discriminadas. A idéia do grupo era antes de mais nada dar uma voz aos denpa, através de uma música cantada propositalmente mal, com letras codificadas e muitos efeitos sonoros eletrônicos estranhos e impactantes (a chamada denpa song). Assim, surgia um grupo idol nas entranhas de Akihabara exaltando o lado mais extremo da sub-cultura. Eis que a coisa vingou e aos poucos elas foram atraindo interesse e conquistando fãs. (a principal música delas até então, bem denpa song, era seu único single indie "Mirror Magic?") Em 2010 acontece o grande salto do grupo, ao se associarem à produtora Maiko Fukushima (Mofukuchan), figura conhecida no meio das idols akiba-kei e das anisongs. Conseguem contrato com uma grande gravadora (Lantis) e ganham a adição de duas novas integrantes, que também batiam cartão no Dear Stage, Eimi Naruse (natural de Fukushima-ken, conhecida como Eitaso. declaradamente a mais nerd delas. minha oshimen. S2) e Miu Atobe (natural de Tokyo, conhecida como Miuchan). Vem o primeiro single major, "Kiss+Kiss de Owaranai". Mas vem também a graduação da Akarichan.


O grupo vai ganhando notoriedade no meio, atraindo mais wotas, fazendo com que o palco do Dear Stage ficasse pequeno demais pra suas apresentações (quase diárias). Nesse ponto, o grupo também deixa de ser tão 'extremo' e começa a caminhar um pouco mais na linha de 'idols tradicionais', com direito a cores representando cada menina e tals. (hoje: Risatii - branco, Mirinchan - vermelho, Nemukyun - verde, Eitaso - amarelo, Mogatanpe - roxo e Pinky! - azul) Participam seguidamente do Tokyo Idol Festival e lançam em 2011 mais dois singles, "Piko Piku Pikatte Koishite yo" e sua música mais notória até aqui, "Future Diver". Elas ainda mantêm um pé no denpa song, inclusive visualmente. Lançam ainda o álbum "Nee kiite? Uchuu wo sukuu no wa, kitto osushi... de wa naku, Denpa Gumi.inc!", um clássico do gênero. Ele viaja pelos mais diversos campos de alcance da 'música idol', com uma energia extremamente contagiante. Eu diria que se você não conhece o que raios é um grupo idol ou o que é 'música idol', comece ouvindo este cd. Além das músicas citadas até aqui, ainda conta com "Beam My Beam" (o default de como fazer uma 'música idol') e a linda "Kuchizuke Kibonnu". O nível da produção do grupo sobe.

Ao término do ano, o primeiro show one-man delas, no Shinjuku Astro Hall, o segundo momento marcante da história do grupo. Aqui, Miuchan anuncia sua graduação e pro seu lugar (e da Akarichan) entram Moga Mogami (conhecida como Mogatanpe) e Ayane Fujisaki (conhecida como Pinky!, que já aparecia pela net fazendo vídeos de odotte mite), fazendo o grupo voltar a ter seis integrantes. Pinky! também trabalhava no Dear Stage, já a hikkikomori Mogatanpe foi a primeira "de fora" a entrar no grupo. Ela fez uns bicos com a produtora Mofukuchan e acabou sendo conduzida ao grupo, numa espécie de terapia/ajuda para a própria. Em 2012, seguem-se muitos shows, não só em festivais de idol groups. Vêm mais dois singles, o primeiro sendo "Denparade Japan/Tsuyoi Kimochi Tsuyoi Ai". A primeira música consolida um dos, hoje, pontos característicos do grupo, presente em várias músicas: energia e maluquice com encenações e trechos 'falados' no meio da canção. Já a segunda é UM POUQUINHO mais normal. =D O outro single, "Kira Kira Tune/Sabotage", mantém o crescimento do grupo em vendas e em nível de produção, cada vez mais 'profissional' seja na qualidade dos vídeos, figurino ou arte promocional. Deste single já falei aqui antes né, até elegi como o melhor single do ano passado. A cover maluca do clássico dos Beastie Boys, toda a criatividade do grupo notada em seus clipes... e também, agora, em seus programas de tv (Dempa Connection) e de internet (Denpa no kamigami).


 Pra variar, o final do ano de 2012 também trouxe novidades ao grupo. Uma participação num programa especial no dia 29 de dezembro, NexT da Nihon TV. Com direito não só a apresentação do grupo e do Dear Stage, como uma amostra da própria sub-cultura idol otaku com entrevistas e tudo mais. Interessante notar como eles chamam esse lado mais 'extremo' da sub-cultura de "A-pop" (A de Akihabara). Teve um ensaio com a Mogatanpe na revista Young Animal. (sem falar nas aparições delas em outras revistas ao longo do ano, como na Marquee). E ainda uma nova participação na campanha "No Music, No Idol?" da loja Tower Records, que embarca na 'febre' idol atual e promove de tempos em tempos alguns grupos. Denpa Gumi.inc mais popular, atraindo mais gente, não só os "hardcore wotas" de antes. Algo comentado pelo pessoal do 2ch e que eu pude ver com meus próprios olhos neste domingo, ao ir num show delas. Público bem mais diversificado que de outrora. Bem mais "manso", consequentemente, também. Aqui, uma singela amostra do grande show, já postada no youtube. Rápidos hein. Eu estava lá e posso dizer: sim, foi tudo isso.

2013 começou com tudo pro grupo, além do lançamento do novo single, o auto-biográfico "W.W.D/Fuyu he to Hashiridasu o!" dia 16, estiveram nestes últimos dias fazendo sua primeira turnê nacional (que terminou exatamente com este show em Tokyo ao qual me referi e que devo fazer um report em breve) e a campanha de lançamento do single. Tiveram nesta última semana um contra-tempo, com a neve que caiu na segunda-feira. Elas teriam um show em Sendai, mas este teve de ser adiado para o sábado. Nisto, o evento da campanha que ocorreria em Odaiba (e no qual eu estava pensando em ir) foi transferido pra semana que vem. Elas que ainda terão um show especial da turnê em Taiwan no final do mês que vem, com direito a pacote de viagem sendo vendido pro pessoal que quizer seguir com elas do Japão até lá. =O No valor de oitenta mil ienes, incluídos passagens, hotel, tour pela capital... ah~~~~! Se eu fosse rico... =( Além deste show, têm já marcados um show com o Afilia que eu já comentei antes no próximo dia 8, shows em festivais nos dias 14 e 30 de março (não poderei ir em nenhum dos dois. aliás, dos três u__u )... e mais uns shows já no verão, mas deles eu falo no post do report. ^__^



Aí está, uma introdução acho que digna para o grupo. Só pra finalizar, o clipe de "Fuyu he to Hashiridasu o!", mais uma vez com o grupo esbanjando criatividade. O grupo pode estar agora almejando novos e maiores vôos, ganhando um apelo maior com o público em geral (e mesmo com os diversos 'tipos' de wotas por aí), mas pelo menos não dá sinais de que vá perder em qualidade e autenticidade. Vida longa ao verdadeiro grupo idol representante de Akihabara! o/~~~~ E pra completar o post, vale dizer que as meninas já andaram lançando músicas solo (singles indie): Risatii, Nemukyun e Mirinchan (que é quem tem mais músicas lançadas ao longo deste tempo). Sem falar no Mizutama Online, parceria da Mirinchan com a Eitaso. Nada destes trabalhos paralelos é muito pretencioso, só mais uma curtição mesmo. 

*ps: não é incrível como são as coisas da vida? Exatamente a Eitaso, minha oshimen, está usando como figurino nesta nova campanha uma roupa... verde e amarela, nas cores do Brasil. =D Sem falar que em W.W.D ela fala uma frase em italiano. E eu sou descendente de italianos. =D Amo muito tudo isso. E espero um novo álbum do grupo pra breve, já está na hora. Além de um ensaio da Eitaso numa revista. Se a Mogatanpe pode, ela também pode, oras. Hunf!

Ok, agora finalizando MESMO, blogs das integrantes, que continuam vez por outra dando as caras lá no Dear Stage (eu quero ser atendido pela Eitaso *___* só num digo "Eitaso, pegaeu!" porque a gente sabe que fujoshi num pega ninguém, né. =P ), como antigamente antes do grupo:






Nenhum comentário: