quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Top 10 de 2012

Yay! Ano novo, blog novo. Finalmente tomei vergonha na cara e deixei UM POUQUINHO menos tosco este lugar, com direito a chat box e novas imagens. Perceberam a fina ironia? "Um lugar sem regras" e no fundo as meninas do BiS empunhando bastões com pregos prontas pra golpear o primeiro que aparecer por aqui enchendo o saco. =D Fazia tempo que eu queria colocar uma imagem do Panty & Stocking, o último anime que eu me dei o trabalho de assistir. Hilário. Até porque a Yuka Kosaka (a grabia idol da foto anterior) a muito tempo já deixou de ser gostosa, então...

Começar o ano com o meu Top 10 do ano que passou. Demorou mas ficou pronto. O que de melhor teve na música nipônica em 2012, de acordo com este que vos escreve. Antes de mais nada, deixa eu explicar o ranking. Como eu sou velho, sou ranzinza e exigente. Assim sendo, na hora de selecionar os melhores singles e álbum (mini-álbuns inclusos) levei em consideração não só a qualidade geral das músicas do cd, mas toda a arte e mensagem que ele passa, capa, encarte, possíveis bônus/brindes, relevância do cd na discografia do artista... enfim, procurei ser o mais criterioso possível. Infelizmente abaixo vou ficar devendo comentários mais longos acerca de cada cd porque se eu fosse fazer isso, do jeito que sou prolixo, isso daqui num seria um post, mas um almanaque. ^__^' 

Vou ainda rankear as melhores músicas (aqui sim levando em consideração só o som) e fazer umas menções (des)honrosas. Poderia fazer um ranking de clipes também, mas o trabalho que isso me daria me desencorajou. Sacumé, sou do proletariado, tenho tanto tempo livre assim não. =P Sem mais delongas, vamos lá:

Top 10 singles de 2012:

10- AKB48 - Gingham Check (o melhor single do famigerado grupo no ano, graças às b-sides. é importante porque depois de muito tempo se repetindo, o Akimoto finalmente resolveu testar idéias novas)

9- Perfume - Spring of Life (o trio é tão bom, mas tão bom, que mesmo quando lançam um single meia-boca entram no top 10. e ainda tem gente que considera "música idol" algo inferior...)

8- Afilia Saga East - Platinum (diferente de tudo que elas haviam lançado até então. uma aventura interessante pela música eletrônica)

7- Shishido Kavka - Aisuru Kakugo (a revelação do ano. rock de responsa)

6- Kou Shibasaki - Another:World (se fosse só pelas músicas, talvez nem entrasse no Top 10. entraria o outro single dela, "Strength". mas levando em consideração a arte do cd, clipe...)

5- Passpo - Kimi wa Boku wo Suki ni Naru (a faixa principal pode não ser tão boa quanto "Kiss=Suki", mas a b-side é matadora)

4- Yousei Teikoku - Filament (porque Yousei é dumal e "Zetsubou Plantation" não é música pra badernista criado a leite com pêra)

3- Jinn - Mugen no Hikari/Blue Scale (um single indie de venda limitada. mesmo assim uma obra-prima que mostra que a banda continua com o espírito de outrora)

2- Perfume - Spending all my time (pois é, outro single do Perfume. o single mais hipnotizante do ano)

1- Denpa Gumi.inc - Kira Kira Tune/Sabotage (o melhor single do ano. fácil. um grupinho idol quase desconhecido fazendo um cd com tal padrão de qualidade e ousadia é pra se tirar o chapéu)

Top 10 álbuns de 2012:

10- Koda Kumi - Beach Mix (sim é um remix álbum. mas é super divertido, conta com remixes de várias das melhores músicas dela e principalmente, é MUITO melhor que os Driving Hit's)

9- Man With A Mission - Mash Up The World (abaixo do álbum anterior, mas ainda assim decente o suficiente pra ser um dos melhores cds de rock do ano, da melhor banda que surgiu na década até aqui)

8- Shakalabbits - Conderser Baby (abaixo do nível de outrora ainda, mas melhor que os três últimos álbuns da banda)

7- Rondonrats - Cosmic City (o que de melhor teve no ano em termos de pop punk)

6- Passpo - One World (só não é o melhor cd de um idol group em 2012 porque deram o azar de lançar no mesmo ano que o BiS lança "Idol is Dead". tem direito até a musiquinha com ar de bossa-nova, vai querer mais o que?)

5- BiS - Idol Is Dead (esqueça tudo o que você já ouviu antes de "música idol". melhor que 99% das bandinhas pretensamente punks americanas que andaram aparecendo nestes últimos anos)

4- May J. - Secret Diary (May J. no seu auge. carece de um hit como "Garden" mas mesmo assim é uma delícia de cd. inclusive visualmente =D )

3- Miliyah Kato - True Lovers (Miliyah rouca e drogada é melhor que 95% do que toca por aí. simplesmente uma diva. quase tão bom quanto "Heaven")

2- Rie Fu - Bigger Picture (foram anos de espera, mas valeram a pena. à altura dos melhores cds dela)

1- Kou Shibasaki - Lyrical * Wonder (na segunda faixa já dava pra se perceber do que se tratava: o melhor cd do ano. veja como são as coisas: lançado no fatídico dia doze do doze de dois mil e doze. Kou lhe recepciona de cara assustada, com uma flor de papel na cabeça e empunhando um ovo frito. igualmente de papel. talvez ela mesmo tenha ficado surpresa com o resultado desta viagem. o cd é o melhor do ano porque muitos cds conseguem ser bons, mas raros conseguem ser mágicos. você não ouve este cd, você passeia com ele. em alguns momentos a viagem ameaça tomar um rumo mais rock, mas rapidamente retorna ao pop minimalista, casa da Rie Fu, por onde a Kou tem se aventurado com desenvoltura impressionante nestes últimos tempos)

Top 10 músicas de 2012:
*ps: tomando cuidado para não pura e simplesmente repetir os singles e cds já citados antes

10- Aya Hirano - Kimi wo mamoru tame ni, Boku wa yume wo miru

9- Afilia Saga East - Venus☆Megamikkusu!

8- Halcali - Bonnou Dance

7- BiS - Urge over kill of love

6- Passpo - Wanted!

5- Skull Candy - X X X

4- May J. - 2 shooting stars

3- Kou Shibasaki - Mata, umareru koro ni wa

2- Denpa Gumi.inc - Sabotage

1- Miliyah Kato - Ugly

Pior do ano de 2012:

Yuusuke - Viva! Nossa Nossa (num tem top 10, porque se eu fosse fazer um ranking, ele ocuparia todas as posições. sério, é muita vergonha alheia pra eu expressar... pior que "ai se eu te pego" é até legalzinha... bem, contagiante, pelo menos. mas esta versão japonesa ficou simplesmente p-a-t-é-t-i-c-a. tudo errado, tudo. a começar pelos japas tentando demonstrar ginga e alegria na beira da piscina. pra quem teve a sorte de não ouvir ainda, não clique no link)

Prêmio especial "microfone de fezes":

Kis-My-Ft2 - qualquer música (ha! eu tinha de dar um jeito de "premiar" estes rapazes. bom, boyband... japas afeminados... pagando de comedores... música ruim... tudo isso eu relevo, afinal eles não são os únicos. mas... QUE PORRA É ESSE NOME, MEU DEUS??!?!? não, sério. me expliquem porque eu não consigo entender como um monte de menina fica pagando pau pra uns rapazes cujo grupo se chama "beije meus pés". tipassim, machismo tá na moda e eu não estou sabendo? a única explicação que eu consigo encontrar é a de que o conhecimento de inglês delas é tão chulo que elas não entendem o nome do negócio. e nem me venham com conversinha de iniciais dos nomes porque o negócio é latente e proposital. aff largo mão viu. olha, mandem esses boiolinhas aprenderam a ser gente aí nóis conversa)

Revelação do ano:

Shishido Kavka - Já tinha adiantado isso antes ali em cima. A menina tem uma aparência kowai, mas ela toca MUITO. Faz um rock de gente grande, que ainda mais depois do fim de bandas como o LAZYgunsBRISKY, é difícil de se achar por aí.

Decepção do ano:

AKB48 (Yasushi Akimoto) - "Ah, mas seu grupo bateu recordes de vendas este ano"... E daí? Se os wotas são estúpidos a ponto de comprar qualquer merda só porque tem a cara da sua oshimen estampada, azar o deles. O que eu quero saber é: cadê o retorno? O faturamento aumenta a cada ano e não existe retorno nenhum pros fãs, pra quem fez o império ser o que é? Os mesmos stages, os mesmos shows, o mesmo teatro, a mesma loteria, os mesmos eventos... pra onde está indo este dinheiro todo? É pedir demais que os fãs recebam um pouquinho de tratamento melhor? Até agora só vi a reformulação do teatro... do SKE! Capitalismo, oferta e demanda... pois saiba, Akimoto, que quando o assunto são grupos idols o que não falta é oferta... tchau, AKB48.

Nenhum comentário: