segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Passpo☆ One-man Flight at Shibuya Koukaidou -parte 1-

Vamos pro último post de 2012, falando de um grande show de um grande grupo. =) Uma pena eu ter começado a me interessar tão tarde (meu bolso discorda desta afirmação) neste grupo, porque o Passpo é foda bagarai. Não tão foda quanto o BiS mas tá valendo. Primeiro post de 2013 vai ser o post especial com o meu top 10 de melhores singles e álbums do ano que está terminando. Garanto que será um ranking BEM melhor que aquele de vendas da Oricon (AKB+Arashi+SKE?!? WTF!), podem ter certeza. Mas aqui, deixa eu comentar do belo show ocorrido último dia 28. O último delas neste ano.

Antes de mais nada, diferente do BiS e do Afilia que eu me preocupei em fazer posts introdutórios por aqui, do Passpo eu não irei fazer. Porque convenhamos não há necessidade. Existem trocentos blogs e fansites em inglês, francês, jupiteriano... falando do grupo, logo achar info sobre elas é fácil. Bem diferente dos outros dois, onde a sua falta de fama entre os ocidentais (visto que aqui no Japão eles estão praticamente no mesmo patamar, basta ver as vendas) faz com que praticamente não existam info sobre os grupos por aí. Com o Passpo não é assim, então vamos ao que interessa: o show (que o Passpo, neste conceito de membros = aeromoças e fãs = passageiros, chamam de flight -vôo em inglês-). Elas direto fazem flights só delas, mas a maioria é em casas de shows menores (como o Shinjuku Blaze, com capacidade pra 800 pessoas), sendo limitados ao fã clube ou eventos em que pra participar você tem que comprar o cd via loja oficial online. Essa é uma característica do grupo, muitos shows one-man. Mas se você não se encaixa em nenhuma categoria, são poucas as oportunidades. Este show do dia 28 foi uma delas.

Pra começar, deixa eu já adiantar outra característica do grupo: má organização. Eu num primeiro momento achei que o grande defeito fossem as coreografias fracas, mas após este show mudei minha opinião. As coreografias realmente não são grande coisa, mas o fato de elas dançarem com liberdade, fazendo brincadeiras no meio (teve um momento que a Morishi agarrou e ergueu a Macochan =D ), se divertindo... dá uma leveza e faz com que a coisa seja contagiante pra caramba. Ou seja, tá valendo. Agora, problema mesmo é a má organização. Eu sempre critico muito o AKB porque eles faturam BILHÕES de ienes e não dão um retorno aos fãs à altura. São sempre aqueles eventos de sempre, mixurucas. O Passpo logicamente está bem abaixo deste patamar. Mas não é um grupinho obscuro também. Se o Asfi tem problemas de falta de organização, eu relevo. Agora o AKB não. E o Passpo, pelo status que elas tem, também não. Comparativamente a organização dos eventos do Passpo (escrevo no plural porque fiquei sabendo através de conversas que as coisas que eu notei neste show já aconteceram antes. ou seja, são recorrentes) consegue ser pior que do AKB. Parabéns a todos os envolvidos. u___u





Este detalhe não vai me fazer deixar de acompanhar o grupo. Pelo menos não por enquanto. Assim como não me fez deixar de acompanhar o AKB (foi uma série de motivos além deste). Mas é bom deixar registrado, até pra se alguém quizer ir lá, estar preparado. Nas primeiras duas fotos, o Shibuya Koukaidou, que fica ao lado da 'sub-prefeitura' de Shibuya e mais parece um prédio público de administração também. Construído em 1964, até pouco tempo atrás era conhecido por C.C. Lemon Hall. O investidor foi embora e consigo o grande letreiro amarelo. Hoje em dia o lugar não tem placa ou indicação nenhuma. Dá pra passar pelo local sem nem imaginar de que se trata de uma das principais casas de shows/teatros de Tokyo, com capacidade para mais de duas mil pessoas. Na quarta foto, visão da entrada já de noite, antes do show começar. Com impiedosa chuva. E na quinta foto, visão do meu lugar para o palco. Meio longinho mas dava pra enxergar bem.

Começando as críticas, a programação do dia foi porcamente montada. A venda de produtos (que tinha uma senhora fila, subestimei os Passpo wotas...) começava às 11 da manhã. Fui lá e comprei uma camiseta da Nachu (aquela camiseta No Nachu, No life que comentei antes. atóóóóóron, já posso morrer feliz. bem, feliz eu não tenho certeza, mas certamente bem vestido. =D ), assim como toalha do grupo, dois sets de trading photos da Nachu, pulseira e bastão de luz laranjas da Nachu e joguei três vezes no gacha pra ganhar os três broches ali, um da Yukky, um da MioMio e um escrito pela Naomin. Não gastei tanto assim, afinal ao chegar na banca descubri um pecado mortal do grupo: eles limitam o número de tickets pra akushukai por pessoa!!! PQP!!! WAaaAAaAAaAAAaaAAA!!! Pois é, são três tickets, não importa o quanto você gaste. Logo, aquela clássica cena dos akushukais do AKB com os wotas exibindo seus maços de tickets, aqui, não rola. Pro bolso isso é bom, te desencoraja a torrar dinheiro. Mas por outro lado, significa por exemplo que se você quizer falar com quatro meninas, terá que em ir em dois shows. =/

Os tickets pra akushukai estão ali na terceira foto. "Air ticket" =D. Se o grupo peca na organização/management, em contrapartida no quesito produção elas são top, impecável. Os caras demonstram cuidado nos mínimos detalhes pra fazer a 'fantasia' funcionar. Além destes ingressos tem a passagem aérea e a máscara entregues na entrada (não me pergunte porque raios está escrito "ácido" na minha máscara, não faço idéia) junto de uns papéis como aquela propaganda do fã-clube. Fora isso, no meio do show elas saem do palco e no telão passa um VT com instruções de vôo. Rola então uma turbulência com direito a muita fumaça e barulho vindo do palco. A Aipon dá instruções pra colocarmos as máscaras e as toalhas do grupo na cabeça. XD Um sarro. Mas bem, deixa eu voltar pra ordem cronológica.


Às duas da tarde (neste momento eu já tinha saído da fila, graças a Deus), viria um showzinho gratuito do Palet, pra aquecer. E as três e meia, um do Pre-dia. Os dois grupos são da mesma produtora do Passpo, então é comum isso de elas abrirem shows e se apresentarem juntas. O Pre-dia eu já vi antes e é legalzinho. Gostaria de ver denovo... mas aí entra em cena a programação porca. No mesmo horário estaria sendo realizado o akushukai do Passpo. u___u Akushukai este que duraria uma hora e meia. Quer dizer, eles não poderiam organizar direito o negócio pra nada ficar coincidindo? Aliás, com tanto tempo, não daria também pra fazer um akushukai mais longo e assim permitir que as pessoas recebessem mais ingressos? Vai entender. Depois ainda viriam os akushukais dos dois grupos e por fim, às seis e meia da tarde, o show do Passpo. Sim, akushukai antes do show. .___. Vai entender. Chegado o momento de finalmente conhecer as meninas, a limitação de ingressos me fez ter de quebrar a cabeça... bem, eu tinha de ir com a Nachu, lógico. Mas também tinha de ir com a Morishi, pra falar sobre o sundubu... com a Nachu eu tinha assunto a falar, diferente das demais... no final, acabei por ir duas vezes com a Nachu e uma com a Morishi. Paciência. Gostaria de falar com as outras, principalmente com a Aipon, mas fica pra uma outra vez. 

Aqui, a má organização se faz presente denovo. Eles colocaram elas no meio do corredor do segundo andar, com mesa e cadeiras pra se sentarem (algumas ficaram sentadas... senti uma vibe Miss Simpatia... =P ). Claramente tinha espaço atrás, pra ser utilizado. Mas não, foi assim mesmo. As filas enormes, claro, não caberiam naquele espacinho... acabaram por descer as escadas, passar pelo hall do primeiro andar e chegar até do lado de fora. .____. Pior, do lado de fora a fila era única. Uma grande fila, independente de quem você fosse encontrar. Já viu, o óbvio aconteceu: as mais famosas tinham fila enquanto as flopadas (leia-se Nachu e Yukky) ficaram vazias, sendo que tinha gente lá querendo vê-las. EU. u___u Depois de um tempo, perceberam a cagada e deixaram os fãs das flops passarem na frente. E também empurraram as mesas pra trás, dando mais espaço pras filas. Mas o serviço porco já estava feito e pior, gerou outro problema (do qual eu tirei proveito, confesso): quem ia com uma das flops podia tranquilamente re-entrar nas filas delas ou pior, entrar na fila de uma das famosas passando na frente da galera que continuava na escada, lá fora... Nisso eu falei com a Nachu, dei meia volta e falei com a Morishi sem ter de esperar um minuto sequer (Yay! obrigado, staffs. =P ) e depois falei novamente com a Nachu.

Mas como esse post já este enorme, as conversas com elas e o show propriamente dito ficam pra parte 2. ^__^ Mata ne. *ps: Vale dizer que as trading photos do Passpo são carinhas hein. Mil ienes por três fotos. Do AKB e do Afilia são mil ienes por quatro (ok, AKB vem cinco mas uma é kenkyusei, não vale nada. =P ). Tive que comprar só da Nachu mesmo, por causa deste preço.

Nenhum comentário: