terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Visitando Nagoya -parte 3-

Retomando finalmente a trilogia sobre a viagem para Nagoya, vamos pra parte 3. Antes de mais nada cabe ressaltar que nesta viagem me contive a andar apenas pela região mais central da cidade, a maioria dos lugares visitados podendo ser acessados pela linha Meijou de metrô (que não lembro se já comentei, é como se fosse a linha Yamanote de Tokyo, um círculo ferroviário pelo centro expandido). Não passei pelo porto e pelos parques e aquário que ficam naquela região... fica para uma próxima viagem (que talvez nem demore tanto assim, vamos ver).

 Continuando a caminhada após passar pelo Nagoya Dome, fui em direção ao castelo de Nagoya, descendo na estação Meijou Kouen. Na área em volta, mais residencial, muitos dos típicos prediozinhos de habitação popular nipônicos. O grande parque Meijou fica localizado ao lado do castelo (mais precisamente ao norte) e conta com muitas árvores (nesta época do ano, devidamente coloridas com folhagens de diferentes cores), pássaros, lagos e monumentos. A destacar aquele moinho que... faço a mínima idéia do porque raios tem um moinho ali. ^__^'


 Entrei na área do castelo pelo portão do primeiro fronte. É uma entrada que foi parcialmente destruída na Segunda Guerra. Ela te leva de encontro ao belo jardim Ninomaru. Ele circunda um palácio construído em 1617, para abrigar o lorde e sua família. Vale dizer que o castelo de Nagoya é na verdade um grande complexo de edificações de diferentes épocas, tendo o castelo principal sido construído por volta de 1610, por ordem de Ieyasu Tokugawa (quem assistiu Saber Marionette J lembra desse nome). Grande parte do castelo foi destruída na Segunda Guerra, sido reconstruído em 1957. Na verdade, ainda neste momento existe um monte de coisa por lá passando por reforma e construção. O que me incomoda é que nessas reformas eles estão, ao meu ver, alterando demais a construção original, descaracterizando-a. Isso fica bem exemplificado no caso daquele 'elevador' (?) conectado ao castelo.

Logicamente haviam muuuuuitos turistas no local, torrando dinheiro nos souvenirs (que sempre tem preço salgado nesses locais), tirando fotos e participando de atividades no jardim com uns atores vestidos com trajes de guerreiros. A área de banquinhas estava vazia, provavelmente deve funcionar só em épocas de festividades. No grande castelo principal, vale destacar os dois kinshachi, golfinhos dourados com cabeça de tigre que são usados como talismãs para prevenir incêndios. São uma das marcas registradas do local. Vale notar também como o fosso que circunda que complexo está seco em grande parte de sua extensão, sendo inclusive usado em alguns pontos como depósito de materiais para as obras.





Decidi não entrar dentro do castelo, na exibição que estava sendo feita porque vi pelos panfletos que não ia ter nada lá muito do meu interesse, só umas velharias e tals. =P Ah! Na segunda foto, uma estátua do Kiyomasa Katou, um daimyou famoso por ser um dos comandantes na Guerra dos Sete Anos, travada contra a Coréia. Saindo do castelo rumo ao sul, você se depara com a estação Shiyakusho de metrô, com aquela entrada bem característica e clássica. Ali na área, um do lado do outro, ficam os prédios da prefeitura de Nagoya (que resistiu intacto à Guerra), o governo central de Aichi, os arquivos de Nagoya e o teatro Noh. Olhando para todos os prédios do complexo é possível ver uma mistura de arquitetura tradicional japonesa com européia moderna. Isso porque boa parte deles foi construída alguns anos antes da Guerra, num período de grande intercâmbio com o ocidente.

Continuando rumo ao sul, mais alguns quarteirões de grandes avenidas, escritórios e comércio até chegar novamente em Sakae. Nesta área entre a prefeitura e Sakae, nota-se uma grande concentração de clubes, bares, sunakos, casas de massagem... é a "área do prazer" de Nagoya. =D Fica a dica aos interessados. Mais uma vez, a roda-gigante do Sunshine Sakae se destaca na paisagem... realmente não tem como errar o local onde fica localizado o teatro do SKE48. Na entrada do shopping, enfeites já para o natal e muitas faixas avisando sobre a reinauguração do teatro do SKE, que eu não fazia idéia de que estava fechado... /facepalm Sobre o Sunshine Sakae e o término da viagem, comentarei na parte 4.

Nenhum comentário: