sábado, 22 de dezembro de 2012

Visitando Tokorozawa -parte 2-

Finalmente retomando a visita por alguns lugares importantes de Tokorozawa, vamos começar falando do glorioso Seibu Dome. Já havia falado do como naquela área montanhosa da divisa entre Tokorozawa (Saitama-ken) e Tokyo abriga vários parques, lagos, parque de diversões... e tem o estádio de baseball. Casa do Saitama Seibu Lions, time da região (vale dizer que os japoneses acompanham esportes que nem os americanos, com uma forte ligação entre time-cidade. se você mora em Saitama você obrigatoriamente torce pelo Lions. a não ser algum zé ruela estrangeiro que nem eu, que torce pro time de Nagoya =P ). Foi construído em 1979 e abriga quase 35 mil pessoas. É um estádio quase totalmente fechado, estilo domo. 'Quase' porque no alto das arquibancadas, por onde você entra, ele é aberto. Parece que é assim pra permitir a entrada do ar e tals. O que no inverno é uma desgraça, aquilo parece uma enorme geladeira. 

Os fãs de AKB48 devem conhecer o local, afinal foi realizado lá um dos maiores e mais belos shows do grupo até hoje, o Yossha ~Ikuzo~!, durante os dias 22 a 25 de julho de 2011. Eu poderia postar fotos daquela vez (fui no terceiro dia) ou de outras vezes no local, mostrando melhor como é por dentro e tals. Poderia. Porque são tudo fotos que estão lá, inacessíveis, no meu HD pifado. =/ Então, fotos apenas de uma visita recente, quando fui ao Sayama Ski andar um pouco de snowboard.


 A estação Seibu Kyujou Mae, que fica de frente pro estádio. A pista vista lá de cima. Na quarta foto, a pista vista de baixo. Nesse dia que fui deviam ter aberto a pista a poucos dias ainda (ela fecha fora do inverno) então, como pode-se notar, tinha muita área sem neve. Estavam jogando lá na pista, enquanto uns desocupados andavam em pleno meio de semana. ^__^ O mini-teleférico que leva até o topo da pista e por fim a entrada do local. Já estava escurecendo mas acho que dá pra ter uma idéia. A pista fica (pra quem sai da estação) atrás do estádio, aproveitando o relevo naturalmente acidentado do pedaço. Mesmo com pouca neve, a pista sendo pequena... dá pra brincar um pouco. Pistas assim artificiais são boas pra quem está iniciando ainda. Lógico que ir numa montanha dá mais adrenalina e você pega mais velocidade, não tem tanta gente na frente pra ficar desviando... devo ir algum dia destes numa montanha, quando não tiver showzinho de idols já agendado. ^__^'

Nunca andei de skate ou fiz surfe, esportes normalmente comparados com o snowboard. Mas digo que é um barato andar de snowboard, comparo com andar de bicicleta. No começo é ruim até pegar o equilíbrio, mas depois... vai naturalmente. É importante só você não se afobar e ir ganhando velocidade e indo em pistas mais inclinadas aos poucos. Importante também usar todo o material de segurança e usar uma prancha adequada pro tipo de uso que você quer. Eu por exemplo tenho uma Capita Horroscope FK 2012, prancha com camber do tipo rocker. Este tipo de prancha te dá menos pressão, facilitando manobras e movimentos, mas perdendo um pouco de velocidade. Ideal pra quem pretende "brincar" por aí. A chave do esporte está na confiança, uma vez que você ganha auto-confiança pra embicar lá de cima e descer, ganhar mais velocidade e tals, tudo flui bem facilmente. Dizem que ski é mais rápido/fácil de aprender a andar, mas sei lá. No mínimo, snowboard é mais 'estiloso', fala sério. =D

Mas aí que o post é sobre Tokorozawa, né. Não snowboard. Então vamos retomar: outro ponto interessante pra ser visitado da cidade é a casa onde foi filmado o famoso filme de terror Ju-on The Grudge (que no ocidente ficou conhecido como O Grito). Antes de mais nada, devo dizer que só fiquei sabendo que a casa ficava aqui perto (e como chegar lá) graças a dois blogs, um em português e outro em inglês. Ambos tem bem mais detalhes e fotos que este famigerado blog, então aos interessados, ficadica.


 Todos já devem ter no mínimo ouvido falar da trilogia Ju-on, iniciada em 1998, como parte de uma série televisiva, né. O fato é que Ju-on é um clássico, não é a toa que é um dos filmes mais notórios do cinema contemporâneo nipônico. Que diga-se de passagem é bastante rico e variado, vale a pena pesquisar na net a respeito. No Brasil muita pouca coisa sobre o cinema japonês chega e aí fica a impressão que o cinema daqui é algo menor... quando não é. A indústria cinematográfica daqui é fortíssima com uma tonelada de filmes sendo lançados todas as semanas. Dois filões que particularmente me atraem são os AVs e os filmes de terror. Ambos com muitos títulos dos mais variados (malucos, non-sense, "WTH I'm watching?") imagináveis sendo lançados a todo momento. Falando de filmes de terror, Ju-on é um dos filmes que caracterizam bem este segmento, onde a maioria dos filmes (diferentemente dos filmes ocidentais) se foca não em simplesmente provocar sustos ou exibir sangue (gore), mas em criar uma atmosfera, um clima angustiante de tensão e medo permanente. Os filmes japoneses de terror são conhecidos por, na maioria das vezes, criar esta sensação incômoda, como se a qualquer momento algo pudesse acontecer. São mais críveis a meu ver.

Pois bem, devo dizer antes de mais nada que não achei (diferentemente dos citados blogs) tão difícil assim achar a casa (que na verdade é um estúdio. ninguém mora lá) dos filmes (ela é usada nos filmes Ju-on The Grudge 1 e 2). Ela fica bem próxima, cerca de cinco minutos a pé, da estação de Tokorozawa, em meio a uma vila de casas antigas e ruas bem estreitas. No meio do caminho, o cemitério da segunda foto, pra cliar um clima. =D Dois pontos bem fáceis de se achar que aparecem nos filmes são a passarela que atravessa a linha de trem e a passagem de carros da sexta foto. Tentei reproduzir mais ou menos o ângulo em que eles aparecem nos filmes e tals mas é difícil, até porque muita coisa já mudou na paisagem de lá para cá. Bem próximo da casa estavam fazendo umas obras neste dia, logo já vou avisando: não encontrei nenhum fantasma ou assombração. Afinal, se existem por lá, com certeza neste dia eles tiraram uma folga e foram pra bem longe, porque a barulheira das britadeiras e marretas estava ensurdecedora. >___< Pra espantar até alma penada mesmo.

O ponto trivial que faz a busca pela casa se tornar um pouquinho complicada é que ela está no meio, dentro, de um quarteirão. Você não acessa ela pela rua, apenas por uma minúscula viela que cruza o quarteirão. E cuja uma das entradas dá de cara num estacionamento. Ou seja, realmente precisa prestar bastante atenção pra não 'passar reto' pela entrada. Uma vez na viela, você pensa "caracas, este lugar está abandonado". Não só a casa do filme, com a grande cerca branca caindo aos pedaços, mas toda a vizinhança. Para os mais sensíveis, pode gerar um certo medo. O local em si é inconfundível pela cerca. Com certeza uma grande horda de curiosos já deve ter ido lá, principalmente nanbanjins, então os caras tentaram (inutilmente) esconder a casa de todas maneiras possíveis, até colocando aviso de que o local está sendo filmado (aham senta lá, Cláudia).


 Até buracos estratégicos na cerca já andaram fazendo. É legal notar que o local está praticamente intacto em relação ao filme. Parece realmente abandonado, apesar de ao se olhar com atenção pra janela do segundo andar... parece que tem um escritório funcionando ali, com impressora e tals. o__o Vai saber. O fato é que pra quem viu o filme é um barato ver um lugar da ficção... ali. Existe de verdade. Algo me diz que antigamente era uma casa normal e depois do filme, até porque ninguém queria morar ali, virou este tal estúdio... quem sabe. Só sei que muito assustador, cabuloso, sinistro, impressionante, inimaginável, dumal mesmo foi ver, já na volta, num karaoke ali perto... a propaganda da última foto com a minha Katayama. O___O *todas se espanta* Comassim, Katayama numa propaganda, no meio... da rua!?!? Fujam para as montanhas! É o fim do mundo mesmo! waaaaaaaaa~~

Nenhum comentário: