quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Tokyo Drift in Odaiba -parte 1-

Antes do último post sobre Nagoya, deixa eu falar do grande evento do último fim de semana: o D1GP Tokyo Drift in Odaiba. Fui no domingo, dia do "D1 Champions". Antes de mais nada, uma introdução básica: no Japão existem duas grandes categorias nacionais de automobilismo que fazem muito sucesso junto ao público e mídia, que são a D1GP e a Super GT. Ambas utilizam-se de carros de turismo, que nem a Stock Car Brasil ou a Nascar norte-americana. Mas enquanto a Super GT (previamente conhecida como JGTC) consiste de uma corrida mais convencional, com circuitos fechados onde vence quem termina a prova em primeiro, a D1GP (criada em 2000) consiste num campeonato de drift (que os japoneses chamam de dori), isto é, não vence quem simplesmente chega em primeiro ou é mais rápido, mas sim aquele que acumula mais pontos, que são ganhos ao se fazerem as manobras.

O drift (ou drifting) é aquela técnica onde você derrapa nas curvas ao invés de contorná-las, girando o volante ao contrário da curva e deixando a traseira do carro deslizar. É uma técnica antiga e bastante popular por esses lados, vide o sucesso do mangá e anime Initial D, criado em 1995 (e que em novembro passado ganhou mais uma série televisiva). Nos últimos anos vem se popularizando bastante no ocidente graças também a filmes como o Velozes e Furiosos Tokyo Drift e jogos como o Gran Turismo e Need For Speed Underground. Creio que o leitor já deve ter esbarrado com alguns deles. Pois bem, eu nem sou aficionado pela coisa, mas gosto de carros e nunca tinha ido numa corrida dessas, então fui lá ver.

O campeonato da D1GP de 2012 foi encerrado exatamente neste dia, com o evento especial entitulado "D1 Champions". No dia anterior no mesmo local foi realizada a última etapa do campeonato, premiando o Nobushige Kumamoto em seu estiloso Nissan Laurel (modelo 1989, quadradão). No domingo foram realizadas exibições e uma competição à parte, só pra entretenimento e para marcar o final da temporada. O evento foi realizado numa pista montada especialmente pra isso, pegando a área de um estacionamento e de um parque, ali em Odaiba, próximos ao DiverCity e ao museu de ciência marítima. A pista, como sempre acontece na categoria, era com começo e fim, quer dizer, não era um circuito. Isto pra quem assiste é legal, pois você consegue ver tudo de onde está, não tem 'ponto cego'.

A chegada ao local, via linha especial Yurikamome, descendo na estação Fune no Kaigakukan. Da estação já dava pra ouvir o barulho e sentir o forte cheiro de borracha queimada. =D Eles ainda colocaram umas lonas pra tentar evitar a fumaça de entrar na estação mas não foi muito efetivo. Além da pista e corrida, haviam várias atrações no local, com um monte de stands vendendo comida, bebida e produtos automotivos. Aproveitei pra comprar umas tranqueiras da Miku Hatsune. =D Haviam ainda a exibição de alguns itashas (que eu como bom nerd que sou, adoooooooro) e... quem diria, o melhor de tudo: um palcozinho montado na traseira de um caminhão para realizar uns shows... adivinha de quê??? Idols! Sério, antes que alguém já pense "ah! tá explicado porque ele foi lá... é um kusowarota mesmo.", não! Eu não sabia que haveriam idol groups no local, só fiquei sabendo bem depois de ter comprado o ingresso, ao entrar no site oficial e tals. Convenhamos que não há do que reclamar. Carros + idols = EPIC WIN. Ainda mais que entre os grupos haveriam o Asfi e o Alice Juban, que há muito tempo eu queria ver (no Tokyo Idol Festival eu não havia conseguido...).


Na primeira foto, o palco. Na segunda umas tranqueiras que peguei lá, como um catálogo de carrinhos de controle remoto da Yokomo e as tranqueiras da diva virtual do Vocaloid: uma camiseta e um calendário (muito bonito, diga-se de passagem... tem foto dela de bikini com DAT ASS. ;D ). Na terceira, uns flyers individuais do Alice Juban, que as meninas estavam entregando e eu peguei. São dez no grupo, mas como elas usam máscaras, eu num fazia a mínima idéia de quem eu já tinha pego ou não, então consegui colecionar apenas cinco. ;___; Além disso, cd do Asfi que me rendeu um broche e uma foto, que por sorte peguei exatamente dela, da gracinha Saki-chan. Ela já havia me chamado a atenção naquela primeira vez... Neste showzinho, ela ainda sorriu e acenou pra mim... aff, não consegui mais resistir e fui lá tirar um 2 shot com ela. S2 Sério, não tem como não amar essa loli... Enquanto ela escrevia umas dedicatórias deu pra conversar um pouco com ela. Não muita coisa afinal mal a conheço, num sou wota do grupo (ainda) nem nada... só sei que elas são divertidas.

Ela sorriu e falou que eu era o cara de antes, no show. Pois é. Falei pra ela que era minha segunda vez vendo-as. Ela perguntou de onde eu era e brincou que o Brasil é longe, do outro do lado do mundo... Nisso ela conta que ela é hafu, filha de japonês com filipino. =O Nunca diria que ela é mestiça, realmente não parece. Só tem cara de loli em seus 12 aninhos (ela tem 18!). Perguntei se era a mais jovem do grupo, aí ela me explicou que ela é a integrante oficial do grupo a entrar por último, mas a mais novinha em idade era uma outra ali, que está em treinamento. O Asfi tem um esquema de kenkyusei e tals, parecido com aquele grupo. Inclusive, pesquisando na net, me impressiona o número de mudanças na formação do grupo ao longo de menos de dois anos de existência. o___o O show (fotos de seis a nove) foi legalzinho, cantaram as músicas que parecem ser seus "hits" e bem... o som num é grande coisa, mas estamos falando de idols né. A graciosidade da Saki-chan compensa. Nos despedimos com ela pedindo pra eu acompanhar o grupo e aparecer mais vezes. Pode ter certeza que sim. S2

Na quarta e quinta fotos, as meninas do Asfi e do Alice Juban andando por aí e entregando flyers. Até pelo local em que estávamos, me senti devolta ao Tokyo Idol Festival... Na décima foto, o cantinho onde estavam fazendo os akushukais, 2 shots e tals. Vale dizer que não haviam lá muitos wotas, mas eles eram bastante empolgados e barulhentos. =) Nas fotos seguintes, os outros grupos que se apresentaram e eu (perdendo boa parte da corrida) me interessei em ir ver: na ordem, NatoKan (é divertido mas as meninas são feinhas... tem umas que se apresentam vestidas de panda, sabe-se lá porque... achei engraçado a de vermelho, que durante toda a apresentação ficou tendo crise de riso, ela num parava de rir sem motivo aparente. dorgas, manolo. =D ); Steam Girls (o grupo irmão do Alice Juban, criado a pouco tempo com meninas mais novinhas -a maioria na faixa dos 17- e músicas um pouco mais kawaiis. é interessante, elas usam umas máscaras de gás e roupas multicoloridas... a quarta menina da direita pra esquerda é bem bonitinha) e por fim, o infame Alice Juban. O que dizer do grupo das meninas mascaradas? Som pesado, com uma mistura doida de heavy metal e pop grudento, show super energético... foda. Simplesmente foda. Só num viro wota do grupo porque eu já tenho muito grupinho pra sustentar. ^__^' Num tinha gente suficiente no local para fazerem os conhecidos stage divings (marca registrada do grupo), mas rolou uma parada de uma delas ser erguida num bote de plástico no meio do público (!?).

Só antes de finalizar este post enorme (num vai ter jeito, só pra variar vou ter de dividir em dois esse report também) deixa eu falar sobre algo que me chamou a atenção na apresentação dos grupinhos da Alice Project: elas comentaram sobre um show agora no final de dezembro no recém inaugurado teatro deles............ Tipassim, oi? Fui checar na net e é isso mesmo, a agência (que além do Alice Juban e do Steam Girls conta com vários outros grupinhos desconhecidos no seu casting) inaugurou a alguns dias atrás um grande complexo em Akihabara, com destaque pra um teatro. Próprio para shows e eventos dos grupinhos da agência. Com capacidade para 400 pessoas. O___O Quer dizer, enquanto o AKB está fechando as lojas oficiais este raios de agência de fundo de quintal, com grupinhos idols pra lá de obscuros... inaugura um teatro BEM MAIOR que o do AKB, a alguns quarteirões dali... Sinal dos tempos. E deixa eu fazer uma anotação aqui pra lembrar de ir conhecer este lugar em breve.

Um comentário:

akio disse...

isso ai!vamos la conhecer o teatro delas.
vamos la ve steamgirls.