sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Visitando Tokorozawa -parte 1-

Na véspera do grande show do Afilia em Shinagawa, hora de fazer um dos posts atrasados: mais um da série de posts com fotos e infos pra mostrar um pouquinho mais deste lugar maluco chamado Japão. Desta vez, apresentando alguns lugares interessantes de Tokorozawa, cidade da província de Saitama-ken com quase 350 mil habitantes e vizinha a Tokyo (seria como Guarulhos em relação a São Paulo). Porque apresentar esta cidade, pode se perguntar alguém. Simples, por que é onde mora este que vos escreve. =)

Tokorozawa é uma típica cidade de subúrbio japonesa, conhecida por servir de moradia para o pessoal que trabalha em Tokyo mas não tem condições de bancar um caro aluguel cobrado por lá. São cerca de 40 minutos de trem de Ikebukuro, zona norte da capital nipônica. Bem perto. Aqui a paisagem é marcada por muitas residências, um comércio razoável (concentrado próximo das grandes vias que cruzam a cidade, as duas rotas 463, nova e antiga)... poucas plantações, número considerável de prédios... como uma cidade-dormitório, as coisas por aqui são bem tranquilas. Nada do agito de Tokyo. Tokorozawa, como curiosidade, foi a cidade a abrigar a primeira base aérea do Japão, no ano de 1911. O terreno da base depois da Segunda Guerra passou pra mão dos americanos mas já foi devolvido e hoje abriga um parque e o museu de aviação (cujas fotos vou ficar devendo, fica pra uma próxima oportunidade). Vale dizer que os EUA ainda controlam uma outra base numa cidade vizinha (base aérra de Yokota), por isso são frequentes as imagens (e barulho) de aviões militares rasgando o céu por aqui.


Nas primeiras fotos, imagens de como são as ruas por aqui. A grande 463 nova, onde um serviço de garis iria bem. =P Uma típica ruazinha estreita de bairro. Uma "placa" de sinalização. Na quarta foto, a curiosa e muito bem feita réplica da Tokyo Skytree, no jardim aos fundos de um colégio. Ah, é isto que a molecada faz nas horas vagas é? Hmm...  Na quinta foto, o grande monumento erguido em referência à histórica batalha de Kotesashi. Sério, o monumento é tão gigantesco e glamuroso que eu fiquei uma meia hora pra achar, mesmo com o Google maps e o GPS me guiando no celular... Aqui vale uma contextualização histórica: a batalha de Kotesashi foi uma das mais importantes durante a Guerra Genkou, onde forças aliadas ao imperador (neste caso, lideradas pelo Yoshisada Nitta) derrotaram a resistência aliada ao clã Houjou, que era quem dava as cartas no Período Kamakura (1192-1333). Neste período da história do Japão, a família imperial abrigada em Kyoto era meramente figurativa, quem governava de fato eram os shoguns (militares) instalados em Kamakura (Kanagawa-ken, sul de Tokyo). A Guerra Genkou foi decisiva na queda do shogunato, abrindo portas para a Restauração Kenmu (que acabou falhando e poucos anos depois, outro shogunato veio ao poder, o Ashikaga, dando iníco ao Período Muromachi).

Por fim, como curiosidade, um canteiro da avenida com repolhos plantados... No Japão é comum usarem repolhos para enfeitar as ruas. (realmente, visualmente cria-se um efeito interessante de cores...) Imagina quanto tempo um canteiro destes duraria no Brasil, hein? =P


 Segunda parada: templo Tokorozawa Shinmei. Este templo xintoísta construído no ano 110, não só é o mais antigo da região como também abriga um dos maiores matsuri da área. Ele foi erguido em referência aos deuses da agricultura, sol e chuva. Fica num morro, cercado de muitas árvores. Estava praticamente vazio quando visitei. Detalhe pro belo dragão de onde sai a água do temizuya (são fontes sempre presentes em templos xintoístas, onde você lava as mãos para se 'purificar'). Destaque também para as estátuas de komainu (criatura mitológica geralmente vista na entrada dos templos aos pares, guardando-a). A da foto destacada tem a boca aberta, é um a-gyou. (quando a estátua tem boca fechada é chamada de un-gyou. o simbologismo da combinação deles, sempre com o a-gyou à direita, representa o início e fim do universo)


 Saindo da estaçãozinha Seibuen, a terceira parada, ali perto: o parque Hachikokuyama. É uma grande área verde na divisa com Tokyo, a rigor sem grandes atrativos a não ser servir pra caminhada no meio do mato e ver flores... que logicamente agora no inverno, inexistem. Lugar bem tranquilo, crianças andando de bicicleta, desocupados passeando com seus companheiros caninos, tudo bem trivial... Afinal, porque raios eu fui até lá, já indaga um astuto leitor. Simples, pela importância histórica do parque. Primeiro que ali também foi palco de embates da batalha de Kotesashi. Segundo porque este parque serviu de inspiração para partes do famoso anime Tonari no Totoro (My Neighbor Totoro), clássico de 1988 do cultuado Hayao Miyazaki. O anime é considerado um dos melhores e mais influentes até hoje e o diretor, co-fundador do Studio Ghibli, é um dos mais famosos do gênero no mundo. 

Ele inclusive mora em Tokorozawa, assim como: o famoso mangaká de terror Hideshi Hino (Hino Horror, Guinea Pig), o animador Yasuhiko Yoshikazu (Mobile Suit Gundam), o aposentado mangaká Keiji Nakazawa (Hadashi no Gen) e o seiyuu Hiroshi Masuoka (Dragon Ball GT). Entre as pessoas famosas que nasceram aqui, estão o piloto de D1GP Daigo Saito (campeão em 2008. para quem quizer mais infos sobre ele, recomendo esta matéria do site Drifted. está em inglês, mas vale uma conferida de qualquer modo. o site todo é muito bem feito e interessante, até para quem não é tão fã de drifting assim, como eu) e o Naoto do Exile (a única boyband japa que eu levo a sério, afinal os caras são másculos e não afeminados que nem os outros grupos por aí).

Praticamente ao lado do parque Hachikokuyama estão localizados o estádio Seibu Dome, um parque de diversões, o Lago Tama (que na verdade não é um lago, mas um reservatório de água, como uma represa) e outras áreas verdes. A principal delas é o parque Sayama, que eu devo visitar em breve, assim como o museu de aviação, pra trazer umas fotos para cá. Por enquanto é isso, na segunda parte trarei fotos do Seibu Dome (mais precisamente da pista de ski ao lado) e de um lugarzinho simpático que os fãs de filmes japoneses de terror conhecem bem. =)

Nenhum comentário: