sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Descobrindo mais idols por aí...

Hora de falar então dos dois festivais de idol groups do último domingo, 23. Sim, dois. Um após o outro, maratona wota. De manhã, começando com o "Alice-mas Special Live ~jousetsu mae ni ippatsu kamashi to kimasu!~", promovido pela agência Alice Project no, já comentado por aqui antes, recentemente inaugurado teatro próprio, o P.A.R.M.S. Ele fica em Akihabara, num prédio totalmente reformado chamado de "Pasela Resorts Akiba Multi Entertainment". Este foi o show especial no final de ano comentado por elas. Na verdade, uma série de shows. Só neste dia foram três, sendo que eu vi o primeiro. Nos outros rolaria basicamente a mesma coisa mesmo, então... se bem que o segundo era gratuito. Todos estes dias de apresentações estão sendo assim, com três shows sendo o segundo, gratuito. Se vão manter este esquema depois deste período de festas, não sei. Acho que não.

Eu queria conhecer o tal teatro, estava livre... já de longa data acho o som do Alice Juban interessante... então porque não? Apesar de num conhecer nenhuma integrante, nomes de músicas, necas... fui lá. Tinha ficado com uma boa impressão após o Tokyo Drift. As três primeiras fotos são de lá. Infelizmente vou ficar devendo fotos do interior porque havia staff pra caramba e estavam bem rigorosos. =/ Mas neste link tem umas fotos pra se ter uma idéia. Todo o prédio é bem refinado, novinho em folha. O P.A.R.M.S em si... sem dúvida uma das melhores casas de show de Tokyo. Palco e pista tamanho médio (cerca de 400 pessoas), segundo andar envidraçado para os VIPs, com embaixo dele, nos cantos do palco, o bar e um espaço pra banca de venda de goods. Muito bem planejado, som e iluminação sem falhas. Certamente vão alugar pra shows de outros grupos também, tem tudo pra se tornar um ponto de referência da sub-cultura idol otaku.

O festival contou com a participação de sete dos grupos da agência. Após ele, não fiquei ainda um mestre no assunto, mas deu pra começar a entender o esquema empregado pela Alice Project. Além do mais famoso já citado, teve também o Steam Girls e o OZ, os outros dois grupos principais. Dá pra fazer uma distinção tanto em termos sonoros como em termos de idade média das integrantes. O Alice Juban é o mais pesado, com influência metal e meninas mais velhas. O Steam Girls o meio termo. O Oz é o mais kawaii, com um monte de lolis. Daí, a partir destes grupos são formados os demais grupos (como se fossem sub-units) da agência, misturando meninas dos três grupos principais e outras meninas de fora. Cada "sub-unit" com um estilo próprio. Delas, as que se apresentaram neste dia foram o Pureful, o Cherry Blossom, Prism e o White Milk. Até aí, tudo simples né. Pois só parece... Acontece que estas "sub-units" não derivaram dos grupos principais, foram sendo criadas concomitantemente. Pegue o caso do Pureful (o grupo que abre suas apresentações com música do Slipknot kkkkkkkk), ele foi o primeiro a ser criado, em 2010 (o Alice juban é de 2011). A ordem de surgimento deles e processo de criação (tem grupo que surgiu em evento de culinária; o Alice Juban recebe esse nome em referência ao local onde fica o escritório da agência...) é tudo uma doidera. Além disso tem a questão das músicas. Tem uma boa parte das músicas que são cantadas por vários grupos, cada um dando uma versão ligeiramente diferente. Fora o monte de covers que elas cantam, em especial o Cherry Blossom.

Todas as apresentações foram legais, mas eu gosto em particular do Alice Juban. Até porque ali estão reunidas as meninas mais experientes da casa, quase um senbatsu. Nenhum dos grupos conta com meninas lá muuuuito bonitas, mas se de repente falta graciosidade, sobre simpatia. Dá pra se notar que elas 'vestem a camisa' mesmo, fazem aquilo porque gostam. Uma coisa particular delas que eu acho que poderia ser copiada por aí é o negócio de entregar flyers pessoais se 'auto-promovendo'. Elas estão sempre com um punhado desses papéis, feitos em casa. Mais punk, do-it-yourself, que isto, impossível. Terminados os shows, hora dos akushukais. Como comprei uma camiseta do grupo (com ilustração do famoso mangaká Kazuki Funatsu, que estava lá autografando pessoalmente), o jogo de clear files dos grupos principais (compre 1 leve 3 =D ) e um broche, pude participar do group akushukai. O que não foi fácil. Odeio ir num akushukai sem saber o que falar. ^__^' Cumprimentei todas elas dizendo basicamente a mesma coisa, que havia sido divertido, era a segunda vez apenas que as via, perguntando info sobre o funcionamento do teatro (disseram que vão fazer shows ali quase todo dia, que nem aquele grupo)... Algumas me deram os comentados flyers. Destaque pra Asami que reclamou que minha mão estava gelada (no que eu respondi, "pois é, estamos no inverno né... u___u ") e pra Kanon, que estava com um decote generoso e toda dengosa veio me chamando de ikemen (um cara boa pinta, gato). Ai ai, num faz isso que eu gamo fácil hein! =D








Depois, shamekai. Rolaram 2 shots e foto com o grupo todo, num cheki diferente, maiorzão. Hesitei em participar. Ainda mal sabia o nome delas. Naquela altura tinha decorado só quem era a Asami e a Amu, a mais feinha mas também a mais sorridente. Na foto com o grupo, você tinha que dizer sua oshimen pra tirar com ela ao seu lado e ela assinar. Dureza, e agora? Eu não podia chegar pro staff e falar "minha oshimen é a do decote ali" né. >___< Pesquisa no celular e... acabei indo com a Maarin mesmo... não sei porque ela me passou um ar de... Katayama. (sei sim, é porque ela tem cara de velha) Foto tirada, confessei a ela que procurei ali, na hora, no celular pelo seu nome e tals. Ela ficou meio sem graça. ^__^' Vale destacar que a foto com o grupo todo custou apenas dois mil ienes! =O Aliás todos os produtos do grupo parecem mais baratos do que estou acostumado a ver... Pra comparação, uma foto de grupo com o Afilia num sai por menos que seis tickets (seis mil ienes). Ainda ganhei um cartãozinho assinado pela Amu, na quarta foto, ao pedir dois drinks no bar. E destaco ainda o ingresso usado lá, plastificado (quinta foto)... chique hein. Ah! Neste outro site tem fotos também deste (e de outros) show delas, onde dá pra ver bem a roupa natalina que estavam usando, o tradicional momento quando uma delas é carregada de bote pelo público (parece que passaram a fazer isso ao invés de stage diving depois que uma delas se machucou ao pular), o momento quando os wotas encheram a Mao de presentes (parece que ela andou afastada do grupo e retornou exatamente neste dia), etc.

O fato é que se o dia tivesse acabado por aqui, já estaria feliz. Afinal fui chamado de ikemen conheci melhor vários grupinhos desconhecidos com idols DE VERDADE. Mas não, o dia só estava começando. Porque em outro ponto da cidade, a alguns minutos de metrô dali, em Omotesando (bairro central de Tokyo, lojas caras e muitos bares e restaurantes frequentados pelos salarymans), estaria pra acontecer o "Girls Recall ~Christmas Eve SP~". Outro festival. Menos pomposo, mas mais longo, com trinta (!) grupinhos desconhecidos se apresentando num único palco. Pequeno, de um tal de Omotesando Ground. Típica casa de shows underground. Ainda tem uma fachada (sexta foto) mais bonitinha mas dentro é o mesmo muquifo de sempre. Logicamente, naquele pequeno espaço não daria pra ter mais que poucas dezenas de wotas. Wotas MESMO, afinal quem vai num lugar destes ver mini-apresentações (cada um cantava entre uma e quatro músicas) de grupinhos completamente desconhecidos, boa parte nem cd lançado tem ainda... Foi legal pra eu respirar aliviado: ainda sou uma pessoa normal (pelo menos perto daqueles caras). =D

Das apresentações num tem muito o que falar, tudo muito rápido, corrido. Foi meio que um showroom pra você conhecer grupos diferentes e só. Dando uma pesquisada, vejo que a promotora de eventos Roll Together, responsável pelo festival, é chegada em fazer shows deste estilo, sempre com grupos completamente obscuros. Os mais famosos naquele dia eram a Mai Kotone e o JK21. Confesso que o cansaço e fome bateram, não fiquei até o final pra ver tudo. Além destes dois já citados, eu vi também w2w&Go!Go!Powerful Gakuen; 1nen 25gumi; Nice Girl Trinity; Power Spot; Ultra Girl; Negaigoto; Yuuki Oota; Flap Girls' School; Ayano Hosaka; Piece; PPP! Pixion (não achei vídeo delas na net, pra você ver o nível do negócio); Shibuya Dominion (apesar das 350 membros, é outro que não achei nada); JellyKiss; Rina Sakioka; Momo Itou (o que tem de bonita tem de lesada. na hora de dar uns avisos sobre produtos e shows, se atrapalhou toda e acabou sendo chamada de Kojiharu pelo público. kkkkkkk ela não curtiu "não, Kojima não né"); Pastel Joker e... ufa! Deve ter mais alguém mas a esta altura já não consigo reconhecer mais. =P Bem, o fato é que só neste dia já vi mais idol groups do que muita gente por aí conhece, diz aí. Todos foram de uma maneira ou outra bem convencionais, seriam showzinhos até chatos não fossem os incansáveis wotas. Os dois que eu achei melhores foram as solistas Kotone (a veterana) e Hosaka (a iniciante, tem só 15 aninhos e veio de Fukuoka, outro lado do Japão).


Mas aí alguém pergunta: caramba, foi até lá sem nem conhecer os grupos que iriam participar, nada? Calma, lógico que UM grupo eu conhecia e era minha garantia de diversão na noite: Asfi! Outro grupo que eu tinha visto lá no Tokyo Drift. Ver novamente a Saki-chan. S2 Depois de lançarem o mini-álbum, o primeiro do grupo, elas agora finalmente ganharam um site oficial e no dia seguinte (24) fizeram o primeiro one-man show delas. Mas como no dia seguinte eu já tinha compromisso, bóra rever o grupor aqui mesmo. O foda nem foi a longa espera por elas, mas o fato que elas só cantaram duas músicas... ambas novas, do mini-álbum. Que eu só comprei no dia, logo, não tinha ouvido ainda... Interessantes. As coreografias são legaizinhas e agora elas estão com nova roupa, bem brilhante e tals. Parece que finalmente estão conseguindo ganhar algum dinheiro com esta brincadeira. ^___^' Falar então do akushukai logo, a parte legal da história.

Bem, os akushukais estavam sendo feitos do que jeito que dava, nas escadas, no porão... o negócio virou uma verdadeira zona, com wotas e idols anônimas pra tudo quanto é lado. Tinha vezes que nego sem querer ainda esbarrava no interruptor, deixando o pessoal no escuro. Atóóóóron. =D Devia ter mais uns quatro ou cinco wotas do grupo ali, então num perdi lá muitos showzinhos pra ir ver elas (tudo acontecia simultaneamente). Tirei outro 2 shot cheki com a Saki-chan, que me reconheceu e eu reclamei com ela que ela não escreve muito no blog (o que é verdade). Ela ficou rindo sem graça, tentou desconversar... legal que ela escreveu pra caramba, até no verso do cheki. O negócio parece meu blog de tanta palavra que tem. =P Ela também assinou o cd e falou pra eu pedir pras outras que elas assinariam também. Ok. A compra do cd me rendeu novamente uma foto, mas desta vez num tive sorte e tirei aquela foto delas de costas no backstage. WTF. Rápida espera e... bem. Com as outras nem tinha muito o que falar, então só cumprimentei e falei do show one-man, que eu não poderia ir (falei que tinha serviço no dia hehe) e sobre os produtos novos que lançariam lá e eu não poderia comprar... a mais simpática delas me pareceu a Akane. Ela parece ser a líder do grupo, tem mais desenvoltura pra tudo, no palco e fora dele.

Bem, pra encerrar porque esta bíblia já está interminável... nas escadarias pude cumprimentar umas meninas de outros grupos (faço a mínima idéia de quem eram. só sei que eram idols. assim espero. kkkkkk) e... ah! Durante alguns showzinhos as meninas jogaram umas lembrancinhas pro público e eu peguei as balinhas e água-viva com pisca-pisca da quinta foto, canto superior direito. Coisinhas bem baratinhas mas... pow, tem que tirar o chapéu pra essas meninas que mal ganham algum trocado com estes showzinhos ainda arranjarem grana pra comprar lembrancinhas pra serem jogadas pra nós. Nada nada, aquele grupo que fatura bilhões de ienes nunca joga merda nenhuma pro povo. u___u E assim termina um dia recheado de idols, o primeiro de vários. Durante os próximos dias, mais reports de vários shows de idol groups que estarei vendo... ê vida de gado wota...

Nenhum comentário: