quarta-feira, 15 de abril de 2015

Uma aventura em duas rodas part.2

Dando prosseguimento ao post anterior, o último trecho da ida foi feito já no escuro da noite. Chegando na cidade costeira de Hiratsuka (quase 260 mil habitantes. casa do glorioso Shonan Bellmare, atual campeão da segunda divisão japonesa. já foi campeão da elite nacional três vezes, na era pré-J. League), deu pra ver a grande ponte estaiada sobre o Rio Sagami e uma loja da Giant, quem diria. Nosso hotel, nas margens do rio, era o requintado Sunlife Garden. Uma excelente opção levando-se em conta os preços baixos das diárias, mais parecia um hotel de luxo. Com área para eventos e festas, capela para casamentos e um belo jardim. Partimos de manhãzinha para a jornada rumo à ilha de Enoshima, primeiro cruzando o rio, a cidade e uns matagais. Cruzamos a rota 134 que margeia a longa orla de cerca de 10 quilômetros de praias. Para proteger a estrada (e a cidade) de tsunamis e da areia carregada pelo vento, o trecho é mais elevado que o resto do terreno, todo rodeado por árvores e com proteções de bambu e redes. Finalmente na praia, notamos um mar bravo e a presença de ainda pouca gente por causa do horário.


A praia, uma das mais famosas do Japão, é conhecida como Southern Beach, com forte influência havaiana. Além dos caminhos construídos após a faixa de areia, havia uma infra-estrutura básica (às vezes não muito bem conservada) e algumas lojas e quiosques. Dizem que ali foi aberta a primeira loja de material para surfe no Japão. Bom, o fato é que o esporte realmente é forte na área, com a presença de muita gente usando bicicletas adaptadas para transportar prancha na lateral. Além de surfistas, haviam muitos pescadores principalmente nas pedras, cobertas por baratas-do-mar. Dava pra avistar alguns rochedos no mar e Enoshima lá ao fundo. Em alguns caminhos, não dava pra passar por causa da areia, que cobria tudo e tornava a nossa vida, de ciclistas, bem complicada. ^__^'


A praia de areia dura vulcânica não estava tão suja como uma típica praia tupiniquim, apesar da presença de tratores deslocando areia e da desembocadura de alguns córregos no mar. Até porque por causa dos fortes ventos da região (que dão nome à mais famosa banda de reggae/hip-hop do país, Shonan no Kaze), a areia nem deixa os córregos chegarem na praia. =P Já se aproximando da ilha, você encontra a presença de parques (Tsujido e Shonan Kaigan. há piscinas e quadras esportivas neles), bem mais comércio, hotéis, pista de skate e os quiosques passam a cobrir a maior parte da faixa de areia. A essa altura já tinha um certo movimento por ali, mas nada de belas mulheres com bikinis cavados, só na propaganda mesmo. =/ Pior que nem pra comer alguma coisa deu, pois ainda não estavam servindo o cardápio de almoço. Além da praia, outro grande atrativo turístico é o Enoshima Aquarium, mas dele falarei posteriormente.


Nas fotos abaixo, chegamos à marina na foz do Rio Katase, já ao lado da ponte que liga a cidade até a ilha. Por ali se concentram os turistas e fica a estação de trem mais próxima da ilha, a peculiar Katase-Enoshima. Construída em 1929, sua arquitetura evoca o palácio da fábula do pescador Taro Urashima, uma das mais famosas do folclore nipônico. Do lado leste da ponte, a orla é mais estreita e a praia bem mais curta. Mas é por ali que se concentram os banhistas. Enoshima e todo o centro turístico no entorno (o coração da região conhecida como Shonan) se localizam no município de Fujisawa, com quase 420 mil habitantes. A Moritii do Up Up já disse que gosta de frequentar a área, apesar dela ser branquela... eu juraria que a Ayano é quem deve ser chegada numa praia, mas enfim. Infelizmente não cruzamos com alguma delas nesse dia. Antes de atravessar a ponte e desbravar a ilha, no próximo post apresentarei o aquário, que apesar do nome, não fica na ilha mas em terra firme.

Nenhum comentário: