domingo, 5 de abril de 2015

AKB rhythm game -update 2015-

Sim! Finalmente cumprindo uma das várias promessas de post neste blog, um novo post mostrando o "AKB otoge" (como ficou conhecido o game). Quase um ano após o primeiro post, logicamente muita coisa nele mudou. E pra melhor. Tanto que mesmo não acompanhando mais o AKB48, me encontro apegado ao joguinho de smartphones do grupo de tal maneira que não consigo largá-lo para jogar o (concorrente) "Love Live! sukufes" que nem a Azunyan. Saporra vicia mesmo. =/ A mecânica básica do game (explicada naquele post anterior) continua igual, mas muuuuuuito conteúdo foi adicionado. O mais notável (e legal na minha opinião) é a opção de alternar entre 'modo akb' e 'modo ske'. Isso mesmo, desde dezembro passado adicionaram a filial de Nagoya ao jogo. =D No alto direito da tela você tem um botão para alternar o grupo com qual você quer jogar. Diamantes e corações podem ser usados sem distinção em ambos, mas logicamente as meninas (mesmo aquelas que participam dos dois grupos) não. Você tem de montar então cinco times no 'modo akb' e outros cinco times completamente diferentes no 'modo ske'. Adicionaram a opção de mudança da tela de fundo, porém você precisa desbloquear as novas imagens acumulando sempre 300 pontos com determinadas meninas. As membros em formato SD que aparecem na tela inicial também ganharam muito mais animações, diálogos e sons. Todos eles também precisam ir sendo desbloqueados ao longo do tempo.

Abaixo dá pra se ver as novas telas iniciais; a tela de transição entre os modos; a tela de seleção de músicas no 'modo ske' (músicas amarelas são aquelas atualmente sendo usadas pelo 'evento'); tela de escolha de parceiro para ajudar no gameplay (sempre os dois primeiros da esquerda são pessoas que você possui adicionadas como amigas); tela de loading da música (com propaganda do 'evento' atual); tela do gameplay; tela de resultado com sua pontuação, estatísticas e botão de acesso ao ranking diário; pop-up com os pontos de experiência sendo distribuídos para as meninas do seu time; pop-up com a pontuação ganha pra fins de recebimento de prêmios no 'evento' (que logicamente só aparece quando você joga as músicas amarelas); pop-up com as meninas que você recebeu (acima as meninas dos potes, em baixo as meninas ganhas via rankeamento do seu desempenho na música. você só as recebe na primeira vez que joga a música. ou quando ela tem seu histórico apagado, coisa que acontece quando ela deixa de ser usada num evento ou nos 'resets periódicos' pelos quais o jogo passa de tempos em tempos); e a tela de seleção de músicas no 'modo akb'. A música vermelha aparece sempre quando alguma membro faz aniversário e lhe dá apenas avatares daquela menina de recompensa. A música azul é a música especial diária (no 'modo ske' são duas por dia e três no domingo. no 'modo akb' é uma por dia e duas no fim de semana).


Como eu já estou num ranking elevado, todas as músicas possíveis em ambos os modos já foram desbloqueadas. Dependo de novos 'eventos' com novas músicas para aumentar o acervo. São ao todo 52 músicas sendo: 33 músicas normais no 'modo akb' (Heavy Rotation, Suzukake Nanchara, Koi suru Fortune Cookie, Maeshika Mukanee, Heart Electric, Labrador Retriever, Everyday Katyusha, Kibouteki Refrain, Manatsu no Sounds Good, Sayonara Crawl, Hashire Penguin, Seijun Philosophy, Eien Pressure, Ogoe Diamond, Ponytail to Shushu, First Rabbit, Heart gata Virus, Juuryoku Sympathy, Sakura no Ki ni Narou, Iiwake Maybe, Kuchi Utsushi no Chocolate, Sailor Zombie, Flying Get, Kagami no Naka no Jeanne d'Arc, River, Kaze wa Fuiteiru, UZA, Temodemo no Namida, Junjou Shugi, Gingham Check, Green Flash, Beginner e Kimi no Koto ga Suki Dakara); 1 música vermelha de aniversário (Namida Surprise); 6 músicas azuis diárias (Pioneer -segundas e sábados-, Shamuneko -terças e sábados-, Shonichi -quartas e domingos-, Love Shugyou -quintas e domingos- e Shoujotachi yo -sextas-. no 'modo ske' é todo dia Shonichi, alternando as versões Team S, Team KII e Team E); e 12 músicas normais no 'modo ske' (Pareo wa Emerald, Escape, 12 Gatsu no Kangaroo, Temodemo no Namida, Kiss Datte Hidarikiki, Choco no Dorei, Junjou Shugi, Mirai to wa, Kagami no Naka no Jeanne d'Arc, Kataomoi Finally, Wimbledon he Tsureteitte e Aishite-love-ru). Bem melhor do que antes, mas ainda faltam músicas 'clássicas' de ambos os grupos né. No 'modo ske' em especial o ritmo de adição de músicas tem sido bem lento, o que é frustrante. Nas músicas onde a performance real conta com poucas meninas (que nem "Temodemo no Namida" que é cantada em dupla), no gameplay só aparecem duas também. Porém a pontuação é contada normalmente, como se o resto do seu time estivesse lá.

Vale dizer que até hoje pra chegar no level 76 e ganhar todas as meninas que eu possuo, não gastei dinheiro uma única vez. =) Foi tudo na dedicação mesmo, graças ao generoso sistema de premiação do jogo. Esse é o grande atrativo dele em relação aos demais. Basicamente você precisa de diamantes para recuperar sua barra de energia (e assim jogar mais músicas) e para conseguir mais meninas, mais fortes, no dasu. E é bem simples ganhá-los (assim como corações e tickets). Seja no login diário, seja nos 'eventos'. A menos que você queira rankear do top 100, não precisa torrar diamantes de monte. E mesmo sem gastar um único diamante, já rankeei algumas vezes, em 'eventos' onde a competição era separada por oshimens. Dá pra juntar facilmente muitos prêmios e 50 diamantes para jogar o dasu especial, que lhe dá dez meninas e geralmente uma ou duas bem fortes. Os 'eventos' são temáticos e basicamente consistem em destacar algumas músicas (além de adicionar alguma nova. ou não) onde você acumula pontos extras para receber prêmios e entrar no ranking do 'evento'. Os melhores colocados costumam receber tickets, que podem ser trocados por meninas diferentes (geralmente fracas), fotos (para o álbum) e meninas exclusivas (essas sim fortes, que não podem ser conseguidas via dasu ou ticket). Esses 'eventos' duram poucos dias, em torno de uma semana e depois são seguidos por alguns dias livres até o início do próximo. No começo eles aconteciam simultaneamente nos dois modos, mas atualmente estão independentes. Quando tem evento em um modo, no outro está livre. Continuam ocorrendo de vez em quando os 'guerrilla time' e adicionaram um novo modo de dificuldade em todas as músicas (antes tinha easy, normal e hard. agora tem também o high speed).


Nos screenshots acima, mais janelas de opções do jogo (a maioria novidades em relação ao post anterior). Ao clicar sobre o logo da tela inicial, você entra na tela de configuração. Ali pode escolher qual a foto (disponível no álbum) da sua oshimen você quer usar no logo, qual a menina SD deve aparecer na tela inicial e qual a imagem de fundo. Na quarta imagem, tela de mensagens (para onde são enviados os prêmios que você recebe). Na quinta imagem, adicionado bem recentemente, tela de conversa onde você pode se comunicar com outros jogadores. Na sexta imagem, tela de avisos sobre 'eventos', promoções e manutenções, que aparece uma vez por dia quando você faz login e pode ser acessada através de um botão na tela inicial. Na sétima, a tela com a tabela dos prêmios pelo login diário. Na oitava, a tela com o seu total de pontos de experiência acumulados até hoje com todas as membros. Através desse ranking o jogo define suas oshimens (no meu caso: Abiru de kami-oshi, Kojiharu de ni-oshi e Sumero de san-oshi). Mas essa definição é meramente ilustrativa, uma vez que suas oshimens de verdade (aquelas que aparecem nas telas iniciais e pras quais você compete nos 'eventos' de ranking separado por membros) você é quem escolhe. Em seguida, imagens do meu perfil no game, imagem da tela de insígnias (que são ganhas ao cumprir tarefas, como fazer login X dias seguidos por exemplo) e imagem da tela de amigos (só adiciono nego que use menina forte como principal =P ). No último screenshot, a tela de troca de tickets por meninas. De tempos em tempos ele mudam os modelos disponíveis.


Uma outra mudança foi um novo modo de jogo adicionado, o 'expert limitado'. De tempos em tempos são alteradas as músicas (duas no 'modo akb' e uma no 'modo ske') disponíveis nesse expert. Ele é bem mais difícil que os demais (mesmo que o high speed) principalmente porque os danos por erros são amplificados. Nunca jogo porque eles consomem uma quantidade absurda de energia, então não compensa. Aliás, essa é a grande reclamação a se fazer com relação ao jogo. A barra de energia aumenta conforme você sobe de level, mas num ritmo MUITO devagar. A minha ainda se encontra com 122 pontos, que me permitem apenas jogar quatro músicas no modo hard. =/ Acima, screenshots dos meus times. Primeiro os cinco do SKE e depois os cinco no AKB. A melhor tática é montar um time pra cadar cor no jogo (azul, verde, amarelo, roxo e vermelho). Se possível só com meninas dessa cor. Isso porque o bônus de cor (quando você usa uma menina vermelha numa música vermelha, por exemplo) é um dos maiores disponíveis. As cores das músicas não indicam que apenas bolinhas naquela cor virão, mas são certamente a maioria. Além de buscar juntar meninas fortes e da mesma cor, convém montar times com o máximo possível de meninas que tenham skill de bônus na pontuação. O skill vem de forma randômica quando você recebe a menina, então... só na sorte. Por isso nem todos meus times eu pude montar inteiramente em uma só cor, senão ficariam 'fracos' em termos de skill ou pontos totais de performance. No penúltimo screenshot, um dos maiores 'charmes' do game: o fato de eles não deletarem o conteúdo das meninas graduadas. =D Como pode-se ver no screenshot do álbum, ainda aparecem no jogo a Katayama e a Ayarin, por exemplo. Na última imagem acima, uma Abiru fraca mas de figurino bem diferente, que ganhei ao fazer cadastro no outro game do SKE48.


Game (de cards, semelhante ao Stage Fighter do AKB) este que eu não jogo, cadastrei só pra ganhar aquela menina mesmo. =P Acima mais alguns exemplos de meninas que possuo no 'modo ske'. Pode-se notar que nem todas estão evoluídas até a última estrela (nível) possível. Isto porque alguns modelos (novos e antigos, foi uma mudança retroativa) ganharam numa das atualizações recentes um nível a mais de evolução. Só que nem compensa fazê-lo pois custa muitos corações e precisa de uma menina de modelo igual a aquela que você irá evoluir no 'consumo'. Para no final você ter um ganho mísero de 2 ou 3 mil pontos de performance a mais só. Vide a Sumero do primeiro screenshot, que tinha 61 mil pontos e passou para 63 mil... =/ A maioria dos modelos (em ambos os modos) são com figurinos usados pelos grupos de verdade em apresentações e clipes, mas tem alguns modelos diferentes e originais criados para o jogo. Normalmente esses são os disponíveis para troca por tickets. Antigamente o máximo de estrelas que os modelos alcançavam eram cinco, mas hoje tem alguns que vão até sete! Eu não possuo nenhuma menina sete estrelas ainda, porém. Máximo seis estrelas. Ah! Vale comentar que as 'main units' dos times são meramente ilustrativas, servem apenas para definir qual o time irá aparecer na sua página de perfil. E convém sempre deixar meninas fortes (o mais forte possível) de center nos times, para ajudar os amigos (uma vez que é a center que entra de ajuda no time dos outros se eles te selecionarem para um gameplay). Abaixo, screenshots de algumas meninas no 'modo akb'.


Sério, tem várias delas que eu só conheço (sei da existência) por causa desse jogo, afinal nunca ouvi falar delas por aí. Devem aparecer bastante nos AKBingos da vida, se é que ainda são exibidos, sei lá. =P Uma coisa que estou ansiosamente aguardando no momento é a implementação das mudanças recentes nos times de ambos os grupos. Não deram nenhum aviso ainda de quando irá ocorrer. Creio que não vão demorar muito, pelo menos até hoje eles têm sido rápidos nisso. Por hora ainda tem Nishishi e Mieko no dasu do SKE e nada de Nakki, por exemplo. =/ E espero que jamais adicionem aquela esquadra de canhões do Team 8. Dizem por aí que num futuro podem adicionar modos NMB e HKT também, mas creio que vai demorar um pouco. E se acontecer, vai deixar o jogo pesado pra caramba, quero só ver como ficarão os loadings... Por enquanto são rápidos, excetuando o primeiro loading após uma mudança grande no jogo (pós manutenção). Abaixo, mais screenshots de meninas no 'modo akb'. =)


Destaque pro avatar da Paruru que é o único em todo jogo com cara de cu, enquanto as demais sorriem. kkkkkkk Realismo total. =P A maioria dos bugs no jogo foram sendo consertados ao longo do tempo, mas um ainda persiste e é bem chato: o dos amigos. Mesmo você já estando no limite e não tendo como adicionar mais, continua recebendo propostas de amizade. Detalhe que se eu tento mandar proposta para alguém que já esteja no limite, me aparece mensagem de erro e não consigo enviar. =? Vai entender. Bom, como não poderia deixar de ser, assim como no post anterior, encerrarei com alguns screenshots de fotos de meninas presentes no meu álbum (Takayanagi quando ainda tinha um cabelo decente, minha Abiru, Yuria, Haruu acima do peso, Juri e Kawaei). As fotos são aparentemente os 'itens colecionáveis' mais difíceis de serem ganhos, por isso ainda não tenho muitas (além das originais). E lembrando que se alguém quizer jogar e tiver alguma dúvida, visitem o guia não-oficial. Está em japonês, mas isso não deve ser problema pra quem for jogar o game afinal... ele também é inteiramente em japonês, pra começo de conversa. =P

Nenhum comentário: