terça-feira, 14 de abril de 2015

Uma aventura em duas rodas part.1

Como prometido no post anterior, hora de finalmente começar a contar aqui a saga que eu e meu amigo Akio encaramos ano passado. Foram três longos, desgastantes mas inesquecíveis dias. Nenhum de nós havia ido ainda até Enoshima, um dos mais famosos balneários japoneses, em Kanagawa-ken. Muito visitado por turistas da capital, por apresentar as mais próximas praias (propriamente ditas) de Tokyo. Só que as pessoas normalmente vão até lá de carro, ônibus ou trem. Não nós, isso é para os fracos. =P Para tornar um mero passeio de verão numa aventura de verdade, resolvemos ir de bicicleta. Pedalando da minha casa em Tokorozawa, Saitama-ken, até lá. Mais de 90 quilômetros cruzando cidades, plantações, florestas... se utilizando de estradas, ruas e trilhas, algumas delas que nem apareciam no mapa do GPS. Quer dizer, fomos na raça mesmo, só com uma mochila nas costas e tentando achar o caminho certo. Ficamos perdidos em vários trechos, o que atrasou um pouco o prosseguimento. Além do fato de eu estar parando para fotografar o passeio constantemente. Sendo assim, a aventura se dividiu em: primeiro dia, ida até o hotel em Hiratsuka (cidade vizinha a Enoshima. não tinha hotel mais próximo da ilha com preços baratos e vagas disponíveis); segundo dia, passeio pela área de Enoshima; terceiro dia, volta passando por Kamakura para visitar o Daibutsu. Tratei de montar um itinerário rapidamente em casa antes de partirmos, programando algumas paradas estratégicas e a visitação de alguns pontos de interesse. Como pode-se ver na primeira foto abaixo, eu estava bem preparado com minha Giant ATX 27.5 toda equipada. Ainda não tinha o meu farol frontal profissional nem minha roupa de ciclismo do Idolm@ster (tive de improvisar com uma de surfe ^__^' ), mas deu pra encarar. Toalinha do SKE48 no pescoço e lá vamos nós! A primeira parada (quarta foto abaixo) foi na loja de departamentos The Mall Mizuho 16. Nada de especial por ali e estava fechada por ser bem cedo ainda. Um problema é que para fugir das montanhas ao sul de casa, tivemos de fazer um contorno (pelo oeste na ida, leste na volta) e assim aumentar um pouco a distância. Paciência.



No segundo trecho, cruzamos com a base aérea de Yokota, uma das maiores e mais importantes bases americanas em solo japonês. Ocupando quase 140 mil metros quadrados, ela foi originalmente construída pelo império japonês em 1940 mas passou para a mão dos americanos após a Segunda Guerra Mundial. Continua operante, muito bem vigiada e com acesso restrito. Para promover uma "integração" com o povo local, são feitas anualmente algumas feiras e atividades onde é liberada a entrada de civis. Como curiosidade, boa parte da ação no anime Blood The Last Vampire se passa nessa base. A segunda parada foi ali perto, no Tamagawa Ryokuchi Fussa Minami Kouen (fotos 10 a 12 acima). Uma das várias áreas verdes ao longo do Rio Tama, um dos maiores do país, esse parque não apresenta muitos atrativos a não ser os gramados para piquenique, as trilhas para caminhada e claro, as margens do rio para pesca esportiva. No terceiro trecho, cruzamos o Rio Tama e um de seus principais afluentes, o Rio Asa, até chegar na cidade de Hachioji. Antes da terceira parada, passamos ainda pelo Hachiman Yagumo Jinja, um antigo tempo xintoísta construído em 924. Mas nosso destino era o Hachioji Roman Chika (quinta foto abaixo), um pequeno centro comercial próximo da enorme estação de trem Hachioji. Com muitas grandes lojas e prédios modernos na área, a terceira parada era naquele velho e sombrio bloco de restaurantes e barzinhos. Mas por que? Simples: porque ali no subsolo se encontra o glorioso Milk Hall, o 'idol cafe' do Chu-Z. =D Eu já comentei várias vezes sobre o local por aqui, mas nunca tinha visitado o tal 'idol cafe' (que na verdade é um barzinho bem tosco). Só foi uma pena que justo naquele dia, estavam de recesso. u___u Tudo bem que mesmo se estivessem funcionando, as chances de eu encontrar a Miku seriam nulas. Afinal já tem um tempinho que praticamente só as membros do grupo irmão (ainda menos famoso) WenDee aparecem para trabalhar ali. Bom, pelo menos deu pra conhecer o muquifo e decidir nunca mais voltar ao local. =P E pensar que o Chu-Z se originou dali... que jornada elas encararam pra chegar onde estão hoje hein. A quarta parada, após cruzar um dos campus da Toudai, foi na estação de trem Hashimoto. Inaugurada em 1908, fica na cidade de Sagamihara, já em Kanagawa-ken.


Cruzamos com o Sagamihara Asamizo Kouen, um parque bem característico pelo seu observatório de 55 metros de altura, o Green Tower. Antes da quinta parada, passamos ainda ao lado do Camp Zama, outra base militar americana. Alvo de atentados terroristas no passado, não deu pra chegar tão perto como em Yokota. Tivemos de nos contentar em ver a cerca e a bandeira americana de longe (primeiras fotos abaixo). Na parada seguinte, ali perto, visitamos o templo budista Shokokuji. Repleto de esculturas, estava vazio apesar de ser um dos 33 templos (erguidos em referência à deusa da misericórdia, Kannon) de peregrinação na região de Kanto. Diante do entardecer, cruzamos com o Ebina Sports Park, um dos mais completos centros esportivos da província e seguimos margeando o Rio Sagami. Até chegar, já de noite, na sexta e última parada antes do hotel, o Miyayama Jinja. Infelizmente por causa da falta de iluminação as fotos não ficaram muito boas, mas o pequeno templo xintoísta era bem interessante. Na verdade são vários templos próximos uns aos outros naquele pedaço, que abrigam vários festivais ao longo do ano. Mas o destaque fica para o Miyayama por se localizar cercado por água num lago articial. Os caminhos de pedra estavam todos iluminados e criavam um ambiente bem diferente em meio ao bosque fechado. Felizmente dali eram só mais cerca de seis quilômetros quase em linha reta, até o destino final. Após saírmos de casa por volta das seis da manhã, chegamos no hotel por volta das oito da noite. Nem tão cansados assim, graças às constantes paradas. No próximo post continuarei a relatar a jornada.


Antes de encerrar, os visitantes do blog já devem ter percebido que implementei algumas ligeiras mudanças. =) Já estava na hora né. Novo header mais condizente com o conteúdo do site (e mais bonito porque né... Azunyan S2 ), que eu já não alterava a trocentos anos. E uma barra de links com direito a página de introdução pessoal, super informativa a respeito deste que vos escreve. =P Fala sério, isso deu um ar tão classudo e profissional ao blog... XD Quem sabe quando eu tiver um tempinho livre (ou o blog completar seis anos de existência, o que vier primeiro =P ), eu implemento mais alterações.

Nenhum comentário: