terça-feira, 28 de abril de 2015

Up Up Meat and Cinema Kakkokari

Bom, antes de mais nada, deixa eu aproveitar o post para comentar sobre alguns cds lançados recentemente (que eu andei baixando da net porque sou pobre =P ). O Crayon Pop finalmente lançou algo novo em coreano, o mini-album "FM" no dia 27 de março. Irreverentes como sempre, adorei a música principal e a versão em coreano de "1, 2, 3, 4", talvez a música mais bonitinha do grupo. O clipe, fazendo referências a Sailor Moon e tokusatsus é um clássico. Mais um delas. Só podia ter mais faixas no cd né. Não sei porque esses grupos coreanos sempre lançam tão poucas músicas... Outro com poucas faixas é o álbum "Love Tricky" da Ai Otsuka, lançado semana passada. Só 10 músicas e o primeiro da sua carreira que não conta com nenhum single. Felizmente esse é o único defeito dele, porque musicalmente é maravilhoso. Vi gente reclamando de que as músicas são 'simples' demais e tals. Bom, era esperado que essa mudança de estilo dela (pegando um caminho mais a la Kou Shibasaki) não agradasse muita gente. Mas eu curti muito, não consigo nem escolher qual a melhor música do cd, todas com um toque eletrônico mas sem carregar no batidão, o que ficaria estranho pra ela (com a Kodeeeeenha combina). A Ayumi Hamasaki lançou no dia 8 deste mês o álbum "A One", também muito bom. Considero o melhor álbum seu desde "Next Level" em 2009. Visualmente ela vem passando por um sério processo de 'madonnização' que não me agrada, mas as músicas continuam pesando pro lado do rock. Em outros cds mais recentes achei o estilo desgastado, músicas repetitivas... mas esse parece bem mais potente que os demais. Sempre fui um admirador da Ayu roqueira e neste álbum ela pega pesado do começo ao fim (ou quase, porque a última faixa, cover da Utada já é bem diferente). O Every Little Thing lançou semana passada o single "Anata to", o primeiro após dois anos. Não sei porque raios incluíram duas faixas já presentes no (bom) álbum anterior... Mas as inéditas são interessantes, mais 'alegrinhas' que de costume. Não me importo muito com o estilo que eles queiram seguir, desde que permaneçam juntos porque achei os projetos solos bem chatos. A Yufu Terashima (Yuffie, ex-BiS) lançou um cd limitado com venda apenas nos shows, entitulado "Suki ga Hajimaru II". Disponibilizado em fevereiro, achei o melhor cd dela até aqui.

No dia 20 do mês que vem já está programado o lançamento do seu primeiro single numa gravadora major, entitulado "Fuhehehehehehehe Daisakusen". Numa das versões, ele contará com quase todas as faixas desse cd limitado. Mas como terá composições novas da Seiko Oomori, não estou esperando grandes coisas. =P Yuffie é provavelmente a 'idol obscura' que possui o melhor e mais bem cuidado site oficial em todo o país, mostrando que a história de "majime na idol, majime ni idol" não é só da boca pra fora. Outro que lançou cd em fevereiro mas só fui ouvir agora foi o Man With A Mission, com o belo single "Seven Deadly Sins". A faixa principal foi usada de tema de abertura de um anime de mesmo nome, mas apesar de ser uma música 'comercial', achei interessante. O single tem um vigor que parecia perdido nos últimos lançamentos deles. Espero que consigam manter até o próximo álbum. Dois lançamentos já garantidos pro mês que vem e que muito me interessam, curiosamente ambos a serem vendidos no mesmo dia 13 são os novos singles do Team Shachihoko, "Tensai Bakabon" (trilha do desenho de mesmo nome) e do Shakalabbits, "Climax". Essa música eu já ouvi em primeira mão no último show deles ao qual eu fui e gostei muito, com cara de Shakalabbits das antigas. Por fim, um lançamento do último dia 15, foi o single "Tear Drops" do Hime Kyun Fruit Can. Não consegui ir a nenhum dos eventos de lançamento, mas esse eu fiz questão de comprar o cd (as duas versões) na minha ida à Akihabara na sexta-feira passada. (tirei fotos dos cds no final do post, mas esqueci de fotografar a trading photo da MaiMai que veio dentro de um deles) Ele alcançou o 22º lugar no ranking de vendas da Oricon, uma ligeira queda em relação ao "Paradigm", mas nada preocupante. Parece ser esse o patamar de alcance do grupo e eu particularmente prefiro assim, não muito famoso. O single é excelente, desde seu design simples e mais 'sério' que o usual delas, até as músicas. Mantendo uma pegada post-punk mas com uma dançante "Otona Collection" e riffs mais variados nas demais, a minha grande crítica ao grupo no passado (músicas muito repetitivas) parece devidamente superada. Que bom. "Hero After School" merece um destaque especial com seu uso marcante de keyboards e sua bela letra, talvez a mais bonita do Hime Kyun.

No dvd, making off do clipe e... deu para ver que durante as gravações em Yokohama, além de encararem fortes ventos frios, MaiMai ainda estava com o pé direito machucado. O que foi uma dificuldade em dobro, uma vez que para conseguir fazer aquelas cenas contínuas, elas tinham que ficar correndo pra outro ponto do parque antes que a câmera chegasse. Por essas e por outras gosto tanto da dedicada MaiMai, que me faz lembrar em momentos como esse da Nyansan. S2 O grupo anda numa fase meio Up Up em 2012, lançando um cd atrás do outro... Já anunciaram para o dia 10 de junho um novo single. Entitulado "Takochiu.", será outra parceria inusitada do Hime Kyun. Se antes foi com um yuru chara, agora será com o ex-boxeador e ator Tsurutaro Kataoka. A música será usada de tema num programa de humor dele na NHK. Bom, falando agora então do último dia 24, fui primeiro até o Komazawa Olympic Kouen, um grande centro esportivo na região de Meguro. Construído para a Olimpíada de 1964, ele se encontra em reforma para poder abrigar algumas competições da Olimpíada de 2020. Existem instalações para vários esportes por ali, com destaque para o ginásio e estádio olímpico. Com capacidade para mais de 20 mil pessoas, ele hoje em dia se encontra sub-utilizado abrigando partidas de futebol feminino e amador, basicamente. Nenhum time da J. League o utiliza como casa. Em meio aos dois, fica o Central Plaza, um calçadão onde foi realizada a feira gastronômica "Nikufes". Aliás, "foi" não. Ela continuará durante os próximos dias ainda. Como o próprio nome indica, ela é voltada a carnes, então todas as bancas ofereciam pratos feitos com carne. Nada muito especial e ainda com preços salgados. u___u Apesar de ter entrada gratuita, eu não teria ido até lá não fosse pela instalação de um pequeno palco (com a Control Tower ao fundo). Foram programadas algumas apresentações musicais para estes dias, mas os caras nem pra divulgar direito um time table. =/ Sendo assim, só fui pra ver o Up Up mesmo. Eu sei que neste dia houve ao menos mais um grupinho idol se apresentando, pois quando eu estava indo embora pude ouvir uns calls característicos de wotas. A feira não parecia estar atraindo muita gente (dia de semana, eu sei), mas os Up Up wotas compareceram em bom número. =)


Foi nítida a diferença de gente perto do palco durante a apresentação delas e durantes as demais (enquanto eu estive por ali). Havia mais de 100 pessoas e a maioria wotas do grupo, alguns inclusive vindos de longe (teve uns caras que estão organizando os preparativos para o aniversário da Nyansan - em Nagano-ken, dia 14 de junho - que vieram falar comigo. me pediram para escrever um cartão de mensagem e tals). Infelizmente me perdi no caminho até o parque (ele fica longe da estação de trem Komazawa Daigaku, uns 10 minutos de caminhada), então não vi o ensaio delas. =/ Elas trajavam o novo uniforme da turnê, que caiu bem diante daquele sol infernal. Suei pacas. Para minha surpresa, estavam liberadas fotos e vídeos. Se eu soubesse disso de antemão, poderia ter levado minha câmera para tirar fotos melhores. =( Teve um camarada que andou gravando toda a apresentação, que pode ser conferida aqui. Primeiro elas cantaram "Zenryoku! Pump Up!!". Aí veio um MC puxado pela Ayano, falando que elas gostam de carne... um staff trouxe então uns espetinhos. Sacanagem que eram só três, então Ayano, Manami e Akari comeram. As outras ficaram na vontade. Akari inclusive colocou tanta carne na boca que depois não conseguia comer. Iniciaram a próxima música com ela ainda de boca cheia. kkkkkkkk Podem reparar no vídeo, o público e as próprias meninas rindo da Akari. ^__^' Cantaram "Bijo no Yajuu", "Kira Kira Mirai", "Jumper!" e "Uppercut!". Curto, mas bem divertido. Nyansan estava de cabelo preso (mas soltou durante uma das músicas) e percebeu minha presença. =3 O MC final ficou a cargo dela. Após alguns minutos, foram para uma banca em frente para o group akushukai. Não parecia tão corrido como de costume, mas não participei. Até porque não queria comprar cd repetido. Depois, outra coisa unusual: elas começaram a fazer pessoalmente a venda dos ingressos para alguns dos próximos shows. Ali dava pra falar bem com elas. Pensei em tomar parte dessa atividade, mas eu não tinha dinheiro suficiente no bolso para comprar algum ingresso. ;___; Fiquei só na vontade mesmo, com o resto da galera, acompanhando. Devem ter vendido uns 10 ingressos, não mais que isso. A Nezumiiko (pois é, a partir de agora vou chamar a Sekki de Nyansan, Sengoku de Nezumiiko e Moritii de Charge-san. =P explicação dos novos apelidos mais adiante) não participou, saiu logo após o mini-live pois tinha algum compromisso.

Fiquei até o final das atividades, vi elas indo embora e então dei umas voltas para tirar fotos e comer algo. Não enrolei muito, afinal tinha de seguir (assim como elas) até Akihabara. Pude reparar que a nova manager do grupo, assim como a anterior, é uma japa baixinha meio gordinha. Mas aparenta ser bem mais jovem que a outra. Bom, chegando no bairro, fui primeiro no Cultures Zone verificar o que haveria de venda do Up Up por ali. A venda de produtos e group akushukai aconteceriam bem mais cedo que a exibição especial do filme "Pro-Wrestling Cannonball 2014", no qual elas aparecem. E por isso, para esta exibição no teatro do local, elas eram convidadas (assim como a aloprada Maki Itou, do LinQ) para fazerem comentários durante o filme. Após a exibição, haveria um mini-live, desta vez sem a participação da Manami. Como ela ainda é menor de 18 anos, não pode trabalhar até muito tarde. Como não havia nada de interessante (novo) para comprar, também não participei das atividades por ali. =/ Fui é dar umas voltas pelo bairro, comprar umas tranqueiras e comer mais alguma coisa. Comprei um clear file da Yamato do Kantai Collection, um clear file antigão do Hime Kyun (raridade!), um patch do Afilia Saga e um monte de trading photos do Up Up e especialmente claro da Nyansan. Chegando a hora do filme, retornei ao Cultures Zone. Me espantei ao ver que havia bem pouca gente. Se ali cabem 300 pessoas, para essa sessão devia ter no máximo 200. Tanto que eu fiquei no fundão de pé, junto à grade, sem ninguém atrás. Eu e os outros poucos fãs do grupo ficamos nesse ponto estratégico para poder aproveitar melhor o mini-live né, tendo em vista que na frente, nos assentos, não pode levantar nem agitar muito os braços. Mas poderia ter sentado se quizesse, haviam muitos lugares vazios. A sessão começou um pouco atrasada, com uma abertura a la evento de lutas mesmo. Luzes e música alta, criando um clima. Todos entraram pelo fundo, passando atrás de mim e no meio do público. Além das idols, estavam presentes para comentar os lutadores Makoto Ooishi (fã do grupo, mas que no filme tem uma participação ainda menor do que elas ^__^' ) e Sanshirou Takagi, chefão da organização DDT Pro-Wrestling, responsável pela competição retratada no filme. Ambos usavam camisetas do Up Up. Durante a exibição, logicamente, eles eram quem mais comentavam. As meninas mais riam do que qualquer outra coisa. No Up Up quem mais participava eram Manami e Konatsu.

Nyansan e Charge-san por exemplo não devem ter tecido um único comentário durante as mais de duas horas de filme. ^__^' Se elas não tivessem se apresentado na introdução antes da exibição, nem saberia que estavam presentes. O filme foi legal, bem divertido, mesmo para alguém como eu que não curto wrestling (prefiro luta de verdade, MMA) e estava boiando com os nomes, lugares e referências que iam sendo citados. O único que eu reconheci foi o Yoshihiro Takayama, porque ele chegou a lutar (e apanhar muito =P ) na época gloriosa do Pride. O filme acompanhou a competição que dá nome a ele, entre quatro equipes de wrestling que buscavam acumular o maior número de pontos dentro de um período (curto) pré-determinado. Esses pontos eram ganhos (ou subtraídos) de várias maneiras. Chegando primeiro num ponto de encontro, arranjando lutas em lugares inusitados, sendo reconhecidos... A edição é bem dinâmica e com efeitos e trilha sonora interessantes, dando um ar meio 'video game' pra coisa. Mas o legal é que a competição não era levada muito a sério, era tudo bem zoado. Os lutadores faziam palhaçadas, se provocavam, batiam papo bêbados... Um deles virou piada porque vivia chorando com qualquer coisa. Tem outro que era gay e ficava tentando beijar o pessoal por aí... tinha muitas piadas 'sujas', o que gerava um certo desconforto nas idols. ^__^' Que nem quando dois lutadores resolvem ficar pelados se estapeando pra resolver um mal entendido, quando uns malucos ficam simulando sexo com um cachorro de pelúcia ou quando um lutador fica posando nu pra câmera num onsen, parodiando uns programas adultos da tv japonesa. Tem vários momentos inusitados que acabam sendo cômicos, como quando a polícia manda eles pararem de filmar num canteiro de estrada ou quando eles tentam filmar embaixo de uma ponte e um mendigo enxota eles dali. ^__^' Já próximo do seu final, antes de realizarem um grande evento em Iwate-ken, os lutadores se reúnem e rola uma conversa mais séria. Achei a melhor parte do filme pois mostra a essência do que é a cultura do wrestling no Japão, que se assemelha bastante com a cultura idol. Dava pra notar como as meninas ouviam atentamente os diálogos e ali eu percebi que não era em vão ou sem sentido a presença delas naquele lugar.

Os caras realizam o evento montando eles próprios o ringue e os assentos, que nem o Up Up já chegou a fazer carregando caixas de som e ainda faz carregando seus próprios uniformes. Eles comentam sobre o prazer do esporte, a dedicação, as dificuldades... falam que eles têm de conseguir realizar o evento, nem que seja pra apenas uma pessoa na platéia assistir. Isso me lembrou muito a cultura idol, outro meio underground (o wrestling, muito difundido no Japão assim como em certos países como EUA e México, já chegou a ter um período de 'glamour'. chegou a estar no mainstream, aparecendo em horário nobre na tv, com grandes públicos e patrocínios. hoje em dia não mais. já a cultura idol se encontra atualmente vivendo esse mesmo ápice, mas não deve demorar tanto pra retornar às 'sombras') que envolve fãs devotos e artistas que fazem o que fazem por puro amor e prazer, sem grandes pretensões e se virando com o que podem. (no blog oficial a Manami comentou sobre essa semelhança. não fui só eu que fiquei com essa impressão. =) ) Pude descobrir que o wrestling é muito mais do que um esporte (ou 'lutinhas de faz de conta'), assim como as idols são muito mais que grupinhos musicais. Nas pequenas platéias dos eventos mostrados no filme (ou até mesmo no pequeno público desta exibição) dava pra se ver que o wrestling atrai um público reduzido mas muito entusiasta. Curioso ver que eram jovens, mulheres e principalmente idosos. Tem uma cena que gerou certa comoção quando um dos lutadores começou a cuspir água no público (Shizukaze & Kizuna?) e atingiu umas menininhas que começaram a chorar. ^__^' Aliás, imagino a repercurssão (negativa) que um filme desses teria no Brasil, com tantas cenas controversas, sangue (falso?) e lutas envolvendo homens contra mulheres. Pessoal do 'politicamente correto' iria cair de pau. (assim como cairiam de pau sobre a cultura idol com suas regrinhas de comportamento, meninas menores de idade dançando de mini-saia, etc) Uma dessas lutas foi exatamente a participação do Up Up no filme, quando a Nezumiiko enfrenta o Minoru Suzuki. E apanha. ^__^' Aliás, assim como existem grupos idols pra todos os gostos, existem lutadores dos mais estranhos possíveis né. Tem até boneca inflável (sério, pesquisem na net pelo tal de Yoshihiko)! No filme o mais bizarro era o tal de Jun Kasai, satânico total. >___< A Manami teve de sair pouco antes do término da sessão.


Após a exibição teve mais uma conversa entre os presentes e a Maki, que representava as lutadoras (enquanto o Up Up representava as idols, segundo o Takagi), desafiou o Ooishi para uma luta. Depois de ele levar a pior (ela até o jogou pra fora do palco), sobrou pra Nezumiiko encarar a Maki. Mas ao invés de uma luta, se enfrentaram num desafio de abdominais e flexões. Quem vencesse ganharia o direito de fazer o mini-live de encerramento. Nezumiiko parecia confiante mas... não é que ela perdeu? .___. Maki (e os quatro ou cinco fãs do LinQ presentes) comemoraram, mas por pouco tempo. Takagi anunciou que apesar da vitória, seria o Up Up quem faria um showzinho porque... assim estava no script. XD Cruel. Com seis membros e trajando novamente o uniforme da turnê, cantaram quase as mesmas músicas de horas antes: "Beautiful Dreamer", "Bijo no Yajuu", "Zenryoku! Pump Up!!" e "Uppercut!". MC comandado pela Nezumiiko. Durante a última música, Takagi, Ooishi e Maki voltaram ao palco pra 'dançar' junto com o Up Up. Ao término, já estava tarde então se despediram rapidamente e foram embora. Do lado de fora, encontrei vários itashas estacionados pelas ruas no entorno do Cultures Zone. O Up Up, como eu desconfiava, não vai ter uma agenda mais tranquila neste mês de maio coisa nenhuma. Aos poucos (e em cima da hora) vão sendo anunciados mais e mais compromissos. Fora os sete shows da turnê (incluindo uma segunda apresentação em Tokyo) e a viagem pro Havaí, confirmaram presença como opening act no one-man da You Kikkawa dia 5, num mini-live em Yokohama dia 3 ao lado do Idol Renaissance (de novo?!) e no festival J-Pop Culture Festival também em Yokohama, este sem data definida ainda (mas provavelmente no dia 4, afinal é o dia ainda livre). Em agosto, além de participar do TIF, garantiram presença no @Jam Expo 2015, no final daquele mês. No blog oficial, a Nyansan agora deu de ficar postando fotos de mensagens escritas à mão no término dos posts. Diferente. Reparei que um dos oito (!) cachorrinhos que ela tem se chama Erick, o nome que ela tinha dado ao urso de brinquedo num "Senjou Kakkokari" passado... ah, agora está explicado de onde ela tinha tirado esse nome. Inclusive no youtube uparam o episódio 49, novamente com a dupla Nezumiiko e Konatsu.

Pelo menos esse episódio foi mais engraçado. Primeiro a Nyansan aloprou a Nezumiiko no episódio 42. Depois a Konatsu foi ríspida com ela no episódio 44. E agora chegou a vez da Konatsu ser ríspida (e ficar se achando) também com a Nezumiiko. ^__^' Reparem nas expressões e comentários dela ao longo do vídeo. Neste episódio a Nezumiiko apresenta em primeira mão uma demo da sua música solo, que será cantada no show de aniversário depois de amanhã. E pede para a Konatsu elaborar a coreografia. Ah claro, a história do apelido. Elas recebem a tarefa de associar cada uma das membros a uma personagem do conto da Cinderella. E aí a Konatsu tira um onda com a Sengoku falando que ela tem de ser um dos ratinhos. O que a Sengoku faz? Subservientemente concorda! "Hai, nezumi desu!". .___. Então tá. Daqui pra frente ela é a Nezumiiko. Nos shows fica meio ruim (longo demais) para gritar, mas no episódio de hoje o pessoal já estava chamando ela assim. =P E é do episódio de hoje (um especial com cinco membros presentes, comemorando 50 edições) que sai o apelido da Moritii. Na previsão do tempo ela fica falando "ganbacharge!" (ganbaru + charge, do nome do programa), aí neste episódio as demais tiram sarro dela e alguém (Konatsu? acho que era) aparece a chamando de Charge-san. Curti, vou adotar também. =P O Nyansan eu já havia comentado antes em outro post, vem de um comentário da própria Sekki no blog oficial. Inclusive, pelo que ela andou escrevendo recentemente, ela tem estreitado relações com a Charge-san e com a Konatsu, que eram duas membros com as quais ela não tinha tanta afinidade. Que bom. Minha única preocupação agora é com os rumores no 2ch a respeito de um 'anúncio surpresa' que estaria por vir em breve no grupo. Não sei exatamente de onde tiraram isso, mas dizem que deve vir a tona em alguma das próximas apresentações, talvez já no show de aniversário da Nezumiiko. Especulam sobre uma graduação dela (anúncio agora e saída no grande show de Hibiya), sobre a ida para uma gravadora major ou até mudança de agência e nome do grupo. Eu vi que uns dias atrás algumas meninas andaram postando fotos tapando o símbolo do grupo no uniforme e falaram que era surpresa... vai saber. Só espero que então seja algo bom, nada de graduação ou término do grupo, que nem pelo visto vai acontecer com o Dorothy Little Happy.

Hoje saiu a notícia bombástica de que três das cinco integrantes irão graduar (aquelas três que formaram a sub-unit paralela Callme) em julho, no final da turnê. Elas seguirão com o Callme, independente do DLH. Quanto ao grupo... parece que a intenção das outras duas é continuar, mas só elas? Talvez adicionem outras membros, promovendo uma mudança radical na cara do grupo, que nem ocorreu com o Otome Shintou. Na net já dão o DLH como 'morto'. Eu, como nunca fui muito chegado nelas, torço mais é pra que acabe mesmo. =P

Nenhum comentário: