sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Tokyo Tower (and the complicated idol world)

Hora de dar uma pausa no assunto idols (pausa essa que não vai durar nem um post inteiro sequer ^__^' ) e falar de um passeio que fiz a algumas semanas atrás. Sim, mais fotos do Japão! Finalmente. O correto seria eu ter feito esse post antes do natal, mas sacumé. Quem escreve este blog é brasileiro, então atrasos fazem parte da rotina. =P Fui até a gloriosa Tokyo Tower, numa fria noite de dezembro tirar umas fotos afinal 1- nunca tinha ido na torre de noite 2- faziam anos que não ia lá e as fotos dos passeios anteriores... foram pro saco naquela vez que tive problema no HD 3- não haviam fotos da torre neste blog ainda, então... Depois que inauguraram a Tokyo Skytree, ela continua sendo um cartão postal e uma referência graças à sua localização privilegiada, no meio do caminho entre Roppongi e a baía de Tokyo, num ponto comercial importante. Mas não é mais o ponto mais alto da cidade. E toda sua infra-estrutura de shopping e lojas parecem brincadeira perto do complexo da Skytree. É uma concorrência desleal mesmo. Enquanto a torre nova vive lotada, a Tokyo Tower vê seu número de visitantes diminuir. Para chegar nela há inúmeros meios. São várias as estações de trem ou metrô no entorno: Onarimon, Akabanebashi, Kamiyachou, Daimon, Azabu Juban, Shiba Kouen, Hamamatsu-cho... até de Roppongi você pode ir, se caminhar um pouco mais.

Ela fica atrás de um dos maiores templos da cidade, o Zoujouji, do qual algum dia desses ainda tirarei fotos pro blog. Possui 333 metros de altura e um visual claramente inspirado na francesa Torre Eiffel. Erguida durante os anos de 1957-58, tem aquela cor vermelha e branca característica, que é repintada a cada cinco anos. Com dois observatórios (o principal a 150 metros e o especial, menor, a 250), abriga antenas de transmissão de várias redes de tv e rádio (como NHK, TV Fuji, TBS, TV Tokyo, Tokyo FM...). É um símbolo japonês mundialmente famoso que na época de fim de ano, claro, ganha iluminações e enfeites especiais. Nas primeiras fotos abaixo dá pra ver um pouco do que montaram do lado de fora, com árvores de natal, enfeites, staffs tirando fotos pro pessoal... Apesar de tudo, havia um público até razoável naquela noite por ali. Graças às luzes, a torre fica meio alaranjada de longe mas de perto você vê o tom real da pintura. Um "bem vindo" projetado no chão da entrada e os coloridos elevadores do shopping. Nele não há lá muitas opções de compra ou refeição, mas como o entorno da torre tem inúmeros restaurantes (além de hotéis e lojas em geral), não chega a ser um problema tão grande. Do lado de fora tem umas bancas de crêpes. Nas lojinhas lá dentro, muita bugiganga com preço mais caro do que em outros lugares, claro.


A Tokyo Tower é um daqueles lugares que pelo grande fluxo de turistas estrangeiros, mesmo se você não souber falar ou ler um "A" sequer em japonês, não tem problema. São muitos staffs pra ajudar e orientar, muitos avisos e panfletos em inglês, além dos gringos que você pode sempre olhar e tomar como referência. (tudo o que eles fizerem, você NÃO repita. faça o contrário. =P ) Depois de comprar seu ticket, basta entrar no hall e acompanhar as filas pros elevadores. No hall, vários enfeites presos no teto. O elevador com uma iluminação colorida... ele sobe bem rápido, num piscar de olhos estamos no observatório principal. Seguem algumas fotos da paisagem noturna da cidade. Dá pra ver além dos vários arranha-céus, a iluminação da Rainbow Bridge ao fundo, a Tokyo Skytree (que eu dei um zoom pra poder aparecer melhor), as largas avenidas do centro (os elevados são pistas expressas)... ah, as luzes meio estranhas nas fotos não são OVNIs não, são apenas reflexos da luz interna nos vidros. ^__^


Logicamente que lá em cima também haveriam mais enfeites. As luzes no teto se alternavam entre iluminação vermelha e amarela. Durante alguns intervalos elas apagavam, era a hora de aproveitar para tirar as fotos da cidade. Afinal com aquelas luzes todas refletindo no vidro, as fotos ficariam horrorosas né. Montaram vários locais pra você tirar foto com enfeites e réplicas da torre, além das atrações habituais: maquininhas para você fazer chaveiros personalizados; mini-templo; os vidros no chão para você poder olhar pra baixo e se borrar; a "bola misteriosa" encontrada anos atrás numa das antenas (isso que é home run hein? mandar a bola lá naquela altura!); loja de lembrancinhas; restaurante... as telas que mostram mapa da paisagem são sempre concorridas, haja paciência para conseguir olhar (quanto mais tirar a foto abaixo!). A maquininha laranja estranha da quinta foto é um joguinho infantil. O observatório principal tem dois andares, já o mais alto tem apenas um. Nele não pude ir dessa vez porque fecharam cedo a subida até lá. =/ Paciência.


E é basicamente isso. Nada muito especial, principalmente pra quem já visitou outras torres por aí, mas enfim. Se você estiver com tempo livre em Tokyo e afim de torrar uma grana, só dar um pulo por lá. =) Como o post ficou pequeno (pequeno??), deixa eu aproveitar e comentar sobre... graduações. Eis que no último dia 15 teve a despedida dos palcos do AKB48 da Gordamina. Se no anúncio não rolaram lágrimas, na última apresentação não teve como segurar, diante da aparição surpresa de Reinyan, Shiichan, Deguchi e Nakanishi (as duas últimas hoje no SKE). Foi sem dúvida uma bela despedida, dentro das limitações, para uma das membros mais importantes da história daquele grupo. Como já comentei, ela continuará aparecendo nos akushukais previamente marcados. Quanto à Yuko, nada ainda. Enquanto isso, mais graduações no SKE48. o__o A filial de Nagoya vai perdendo membros num ritmo preocupante, mais rápido que o próprio AKB. As últimas que haviam anunciado em dezembro, Suga e Azuki, ainda nem saíram pra valer e mais duas já comunicaram saída do grupo. (aqui numa câmera mais próxima. nos vídeos dá pra ver que a Masana chora incontrolavelmente, tadinha) Agora foi a vez da Seira Sato (não era tão famosa -seus peitos, sim- mas era uma membro da primeira geração) e da Manatsu Mukaida (essa uma das lolis favoritas dos SKE wotas, tinha razoável fama). Duas que eram colegas da minha Abiru no team S, sendo que a Manatsu era bem próxima dela. 

Vale notar que ambas andaram pulando fora do sousenkyo no ano passado. A esta altura do campeonato, onde quase todas as que o fizeram (tanto no SKE como AKB ou NMB) já caíram fora dos grupos, me parece só questão de tempo para que as restantes (como a Momona, outra que é amiga da Abiru) anunciem também. E já fica manjado que na próxima eleição, sem erro, quem decidir não participar = vai graduar em breve. Se já era preocupante a situação do SKE, agora então... a onda de saída não pára, já começo a me perguntar se o grupo chega até o final do ano com 48 meninas... O team S mesmo vai ficar com 13 (!!) membros. Fala sério, é agora ou nunca. Se a Nakki não conseguir descolar uma promoção com tanta vaga em aberto... >__< Seira sairá em fevereiro e Manatsu em março. Depois disso devem estar pintando anúncios de promoções (ou não). Enquanto isso, quem esteve (dizem) perto de acabar recentemente, e neste caso acabar mesmo, o grupo todo de uma vez, foi o BiS. Comentários de quem foi no show delas no último dia 11, num palco aberto no Yoyogi Kouen, dão conta de que rolaram muitas lágrimas e um papo meio estranho das meninas, de que iriam fazer um anúncio importante... mas não conseguiam, diante do apoio do público... enrolaram e no final não falaram o que era. u__u Mas, a julgar pelos novos clipes da música "Odd Future" (uma versão para cada menina, com imagens de bastidores e tals), parece que não é/era trollagem não.


Parece que a barca realmente está afundando e estão preparando um gran finale já para o grupo. Pour Lui deve realmente ser insuportável fora das câmeras... =/ Isso ou o grupo está usando táticas que nem o Akimoto usaria para tentar chamar atenção. (há controvérsias) Bem, por mim, se acabar também... HOJE já não faria tanta falta assim. Vamos esperar o desenrolar da novela.

Nenhum comentário: