quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Ainda dá pra descobrir mais idols por aí?

Não é necessário responder. Trata-se de uma pergunta retórica. No Japão atual, novos grupinhos idols surgem quase todos os dias. Suspeito de que devam haver mais grupos idols na ativa do que bandas em qualquer um dos gêneros musicais por aqui. Mesmo indo com certa frequência a pequenos festivais, invariavelmente ainda me deparo com grupos que até então eu sequer havia ouvido falar. Descubro mais e mais grupos, não raro descubro alguns interessantes... que poderia até passar a acompanhar. O último dia 13 foi mais um desses dias. Nessa segunda-feira foi comemorado o dia da maioridade, uma daquelas datas mais interessantes do ano. É quando o Japão moderno se encontra com o Japão do passado e você vê meninas andando de furisode (aquele kimono de mangas longas caídas) pelas ruas. São feitas várias cerimônias (seijin shiki) nas prefeituras com as famílias e jovens que completaram 20 anos de idade no ano anterior. Isso é uma coisa que acho notável, do como um povo consegue conservar uma tradição milenar até hoje praticamente inalterada. (bem diferente do que acontece no Brasil com o carnaval, pra ficar num exemplo fácil) Pois bem, nesse dia fui até o bairro de Ueno, vizinho a Akihabara, numa pequena casa de shows que ainda não havia visitado, o Ueno Brash. Ali, local minúsculo e com entrada escondida, foi realizado o "Girls Music Square".

Saindo da grande estação de Ueno, uma das mais importantes de Tokyo e que fica ligada diretamente ao Ueno Onshi Kouen, o mais popular parque da cidade (que abriga zoológico, museus, templos e um enorme lago), basta seguir as passarelas e atravessar uma larga avenida para, nas ruas estreitas de paralelepípedos do bairro, encontrar a casa. Ela fica no subsolo de um prédio que abriga um restaurante no piso térreo, local este onde eram realizadas as atividades (akushukais e tals), pois no tal Brash não seria possível. Nem hall de entrada tem, você já entra direto pra uma escada que dá de cara com a pista. Devem caber umas duzentas pessoas quando muito. E neste dia, apesar do horário e dos grupos obscuros envolvidos, até que tinha um público wota razoável. Chuto que uns 60~80 no total. Que entravam, iam pra frente do palco, agitavam, ao término da apresentação agradeciam o restante do público (prática que você vê muito nesses festivais pequenos. como os wotas fazem parte do espetáculo, eles também agradecem assim como as meninas no palco) e então subiam para o restaurante. Fluxo constante portanto. Eu fiquei na minha afinal desta vez não tinha nenhum grupo que gostasse ali. Fui só pra conhecer e passar o tempo mesmo. O festival teve duas edições, uma começando no final da manhã (à qual eu fui) e outra no final da tarde, com ligeiras mudanças nos grupos participantes (dez no total).


Ah, como é legal, experiênica única mesmo, ir nestes festivaizinhos underground, entrar em contato com a essência da sub-cultura idol otaku. Sem frescuras ou glamour, grupos desconhecidos mal-produzidos com restrições orçamentárias, menininhas muitas vezes desprovidas de beleza que se enrolam para falar o próprio nome, wotas muitaz vezes daqueles bem estereotipados, estranhos, que berram e pulam como se não houvesse amanhã... uma diversão pura e contagiante, despretensiosa, de gente (tanto em cima como na frente do palco) que quer apenas um motivo para sorrir. (nossa que poético está ficando esse parágrafo =D ) Pois bem, o primeiro a se apresentar foi o Aiken (abreviação de Ailab Kenkyuusei. apesar que num dos símbolos do grupo está escrito kenshuusei, em tudo quanto é lugar se referem ao grupo como kenkyuusei... vai entender), trio bem genérico. Vou dar um desconto afinal o grupo não deve ter mais de uns dois meses, tanto que nem tem vídeo na net nem nada. Depois teve, vindo da mesma agência, o Dear Doll, que vi pela primeira vez outro dia desses. (junto com o último grupo do dia, eram os únicos que eu já tinha visto antes, se não me falha a memória) Tranqueira, mas o MC delas foi engraçado pelo menos, com uma lá contando uma história com uma velha que ela trombou na rua e viraram amigas. Se seguiram o Red-Point, vindo lá de Kansai (região de Osaka), até que é legalzinho e o Whoop!e Whoop!e, dupla que me lembrou o Vanilla Beans com o estilo retrô mas muito melhor em todos os sentidos, gostei.

Teve o Aither, grupinho mais ou menos mas que tem uns wotas bem dedicados; WenDee, que foram com umas roupas parecendo freiras, outro grupo cujo MC foi mais divertido que as músicas; Ido☆Holic, um trio chatinho que começou a pouco tempo, composto por duas meninas que são (ou eram, sei lá) de um tal de Spring Chu♡; e Fleur*, um grupo que fazia falta na minha lista, bem legalzinho. Elas são nitidamente mais experientes e bem produzidas que os demais e tem um estilo (seja no figurino, seja em alguns elementos das músicas) que me lembrou o Heisei Kotohime. Teve também a grande descoberta do dia para mim, o tal de Gouhou Lolita Syndrome. A dupla começou em agosto passado e tem apenas um single lançado até aqui. São feinhas mas não deixam a desejar no quesito cantoria berração. Com um som hardcore, por vezes puxando pro screamo, é um grupinho idol pesado, sombrio, dumal, satânico mesmo. =D Achei sensacional, principalmente porque senti uma vibe "show do BiS de antigamente" muito forte. Com direito a moshing, diving, head banging, tudo que tem direito. Achei um substituto pro BiS no meu coraçãozinho? Talvez, vamos aguardar os próximos capítulos. Por hora só sei que uma delas, a tal de Natsumi vai graduar mês que vem. Pois é, já. Mais um ponto em comum, afinal o BiS também teve saída logo após poucos meses (Rinahamu). Acho melhor aguardar um tempo e ver como vai ficar o grupo (ou seja, ver o nível da menina que vai entrar) pra me decidir a respeito. Campanha Momoka Kinoshita no Lolita Syndrome djá!!!

Pra encerrar o festival, o único grupinho menos obscuro, o Houkago Princess. Elas são legaizinhas e tem umas meninas bonitinhas até. É curioso que uma das membros mais interessantes, Sakino, antiga center do grupo, graduou e agora está num outro grupo (esse ainda preciso ver) chamado Ready To Kiss. E tem uma kenkyuusei que é prima-segunda da Michishige do Morning Musume. Desta vez, diferente de outras anteriores, elas ficaram se separando em sub-grupos nas músicas. Não costumo ir em festivaizinhos assim, onde não há nenhum grupo de meu interesse para garantir a diversão, mas desta vez o "tiro no escuro" valeu a pena. =) Dali segui para Akihabara, enrolar um pouco por lá. Comprei a edição nova da Young Jump, com a tal de Yua Shinkawa na capa. Nessa revista saiu finalmente o ensaio com meninas dos grupos ~48 que havia sido prometido em novembro. Fizeram uma seleção (nem me lembro mais como) de 50 membros que iriam aparecer. A minha Nonaka acabou sendo uma das agraciadas, por isso estou por dentro da coisa. ^__^ O ensaio não é nada demais, apenas uma foto de bikini de cada uma delas. Além da Nonaka tem Haruu, Harucan, Lovetan, Shibata, Chikarina, Kodama, Sakiko, KK, Tomu, BBQ e mais um monte de lolis que nunca vi na vida. E tem aquela que roubou a cena, Furukawa, amigona da Takayanagi lá no KII. Ao lado da foto de cada uma, tem uma frase escrita pela garota. A Furukawa escreveu "dorei, boshuuchuu desu" (procura-se escravo). kkkkkkkk Fiquei seriamente tentado a ir num akushukai com ela só pra dizer que me disponho a ser escravo sexual dela. =D


Dei um pulo na loja do AKB que eu não visitava a um tempinho já e só pra não sair de mãos abanando, peguei os goods da foto, da Kawaei e Katayama. (o primeiro eu peguei só de sacanagem mesmo, afinal era o último do estoque. =P ) Depois segui para Chiyoda, mais precisamente nas proximidades da estação Hanzomon de metrô. Fui até o Tokyo FM Hall, pela segunda vez, para ver outro show idol. Adivinha de quem? Up Up Girls Kakkokari! =) Elas fizeram três apresentações naquele dia, nos mesmos moldes do mês passado em Akihabara. E novamente eu fui só na terceira sessão, entitulada "teiki kouen 64kai Mori Saki seijin shiki special". Título auto-explicativo. Era a vez de comemorar a maturidade da Moritii com os wotas. Antes de entrar, passei na banca de goods e garanti meu boné do grupo, que elas tinham lançado dia 1. Nada especial, mas confortável e gay o bastante pra eu transformar em segunda pele daqui em diante. =D Não tiro ele da cabeça mais por nada desse mundo! A primeira apresentação daquele dia foi marcada pela comemoração de aniversário da Ayano, com direito a, claro, tortada. Dessa vez foi no palco, com a Akari caprichando tanto que até tirou sangue da vítima. Sério. o__o Parece que cortou o lábio da Ayano. Mas claro que isso não seria suficiente pra fazer a brincadeira parar né. Eis que no especial da Moritii rolou tortada nela também. A Akari foi tão empolgada que voou chantilly na cabeça dela própria. Mandaram ela sair e limpar. Mas continuou um pouco preso no cabelo. O que ela fez? Pegou a toalha da Ayano para limpar. kkkkkkkkkk Akari fazendo bullying com ela, tadinha.

Além disso, a cerimônia (razoavelmente longa, ocupou boa parte da apresentação. logo, quatro músicas a menos =/ ) ainda teve a Moritii fazendo discurso, as colegas fazendo comentários para ela, o público fazendo saudações e sendo posto pra fazer comentários também... Pois é, resolveram selecionar três wotas da platéia de acordo com o lugar em que estavam sentados (foi uma apresentação com cadeiras numeradas). Eu escapei por pouco de passar vergonha com todo mundo olhando e tals. >__< Isso porque chamaram a cadeira da fileira logo atrás de mim, que estava vazia (não estava lotado o local. mas quase). Para meu alívio, dali seguiram para outro assento distante. Ufa! Foi curioso que a Moritii ao invés de trajar um furisode, usava um tailleur, parecia fazendo cosplay de secretária. =P Já as demais trajavam o mesmo uniforme branco do show do dia 1. Moritii inclusive nem trocou de roupa para as danças, foi assim mesmo. Apesar da emoção no ar, ninguém chorou. =( Nem no momento quando, na primeira música, o público cantou junto com elas, num grande coral, "Dateline". Moritii havia pedido no blog para os wotas decorarem a letra para proporcionar esse 'momento especial'. Mas como ela não botou muita fé nos seus fãs (bem, eles pelo menos compraram penlights verdes e estavam distribuindo na entrada...), escreveu a letra num papel que foi deixado em todos os assentos. Eu confesso que cantei lendo tudo, lá vou conseguir decorar letra assim em cima da hora? Ainda mais de música que não é das minhas favoritas. Inclusive, a setlist montada por ela teve ainda "Marvel Hero", "Uppercut!", "Rainbow", "Sakura Drive", "Ano saka no ue made," e no encore "Sutorera! ~Straight up!~".


Nem sinal das minhas favoritas, mais agitadas. Tirando a segunda e terceira faixas, festival de músicas mais lentas... isso mais o fato de haverem cadeiras e pronto: um dos shows mais "mortos" do Up Up que eu já vi. Naquela vez em Akihabara tinha de ficar sentado (aqui não) mas mesmo assim foi bem mais agitado... =/ Vai ver também muitos wotas já estavam cansados das apresentações anteriores ou com sono após o opening act. Desta vez rolou uma abertura antes do Up Up vir ao palco, com uma tal de Kana Miyasato fazendo as vezes de mestre de cerimônia e cantando uma música. Enka. Argh! Nada contra a Moritii, mas... acho que eu deveria ter comprado ingresso pra outra das sessões. -___- Na primeira (onde elas vestiram o figurino do evento no LaLaport, bolado pela Ayano) teve a aniversariante cantando solo e tocando num violão "Rainbow". Momento único. Sem falar que rolaram idol tears. (Akari até tirou sarro dizendo que desta vez foi um show completo da Ayano, afinal além de suor, rolaram lágrimas e sangue. =P numa referência à catchphrase da colega. em tempo: porque será que só a Ayano tem blog pessoal?) Já na segunda apresentação, com a roupa branca, rolou uma setlist bem mais agitada, com direito até a remix. Tem inclusive este vídeo que uparam no canal oficial que... foi feito especialmente para mim, fala sério. S2 Depois das apresentações rolava um group akushukai básico do qual eu não participei, como de costume. Apesar que segundo comentários no 2ch, desta vez estava até demorado... dava tempo pra falar "omedetou gozaimasu". u__u'

Vale notar que a You Kikkawa estava presente assistindo as colegas e até deu as caras na banca de goods. (algum staff faltou, será?) Eu não sei se ela estava por ali quando eu fui comprar o boné porque... devo admitir que não saberia reconhecer ela, mesmo maquiada e produzida. ^__^' E num post passado eu comentei sobre elas aparentemente não receberem presentes. Pois neste dia (pelo menos) elas podiam receber, afinal no corredor tinha umas caixas para deixar presentes (mesmo estilo de eventos do AKB. nada de entregar pessoalmente. u__u fala sério). E foi anunciada uma nova rodada de 'teiki kouen' para o dia 2 de fevereiro, lá em Akihabara, com sessões especiais da Konatsu e da Akari. Vamos ver se vou conseguir ir. Um que eu queria ter visto é a apresentação do UFZS no dia anterior, no festival de K-pop covers onde elas dançaram música de uma boyband. Elas inclusive se vestiram e maquiaram de homens e tals. Num sou chegado em danso, mas o negócio foi dumal.
Estão mais 'macho' que muita boyband japa por aí. =P

Nenhum comentário: