terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Girl`s Bomb!! e o fim de uma era

Tenho muitos assuntos pra comentar (e provavelmente renderão vários posts), mas deixa eu começar falando de um festivalzinho idol que eu vi ontem, entitulado "Girl's Bomb!! ~Monday Spacial~". Pois é, "spacial" mesmo. Famoso engRish. Na certa a idéia de título seria "monday special" mas aí o produtor japa que manja muito de inglês trocou a letra e deu nisso. Realizado numa casa grande, o agora Tsutaya O-East, com capacidade para cerca de 1300 pessoas. Ele nada mais é do que o velho conhecido Shibuya O-East, que desde o mês passado recebe o nome da famosa rede de lojas de cds após a venda dos naming rights. Negócios. Fora o símbolo na fachada não mudou nada por ali. É sem dúvida um dos mais espaçosos e bem equipados palcos da cidade, mas eu odeio que o banheiro fica longe pacas. Você tem de subir a escada, atravessar um longo corredor, descer outra escada... para então chegar no local. Se nego estiver muito apertado, já viu. Como era uma segunda-feira, o local não lotou, longe disso. A venda de produtos e as atividades eram feitas no hall de entrada, enquanto outros shows iam ocorrendo. Como de costume. Assim fica meio difícil precisar exatamente quanta gente tinha ali, mas duvido que tenha chegado na metade da capacidade. Uns quinhentos e olhe lá. Tanto que fiquei boa parte da noite na grade de cara pro palco. O que eu não gosto muito, pra falar a verdade... ainda mais que ali o palco é alto e longe, então você acaba praticamente vendo elas de baixo pra cima e... é, pensando melhor, retiro o que eu disse. Eu estava no lugar perfeito! =D

Legal que pra incentivar o público a aturar assistir o festival desde o início, quem chegasse antes de o primeiro grupo se apresentar teria drink grátis. Garanti o meu e vi o 2&Syndrome, que é uma colaboração especial entre Gouhou Lolita Syndrome e 2&. Uma menina de cada. Um eu vi pela primeira vez outro dia desses e achei deveras interessante. O outro eu nunca vi ainda, mas agora fiquei com vontade de conhecer melhor. Se não me engano o repertório foi composto por músicas cantadas por ambos os grupos. Achei bem legal, apesar de a essa altura boa parte do público ainda não ter chegado... estava um deserto aquela pista. ^__^' O MC foi um desastre, a mina do 2& não sabia explicar o nome da dupla e depois quando anunciou sobre um show que elas farão em breve, não entendeu a correção que a outra fez... mais atrapalhado impossível, acabou sendo involuntariadamente engraçado. Depois veio o Seishun! Tropical Maru, que é legalzinho. É uma sub-unit do Kaiketsu! Tropical Maru, assim como o Junjou! Tropical Maru. Esses dois eu já vi antes, mas o Seishun! eu creio que foi a primeira vez. E achei o melhor deles, pelo menos em termos de figurino. O terceiro a subir ao palco foi o Yanchan Gakuen. Se entendi direito, é um grupo formado por grabia idols que passaram por um concurso feito pela revista Young Champion ano passado. Bem genérico, mas pelo menos tem umas membros bonitinhas. Em seguida veio outro que descobri dia 13 passado, o Ido☆Holic. Não me atrai o interesse, mas pelo visto elas vão longe. Mal começaram e já tem uma fanbase considerável (pra um grupinho obscuro desses). 

Na sequência, o Why@Doll, dupla de Hokkaido que eu acho que já vi antes. Elas são bem esforçadas e também têm uma fanbase grande. Continuando a escalada, revi o Fleur*, com seus dedicados wotas e musiquinhas legais. Depois vieram três velhos conhecidos meus, Houkago Princess (legalzinho), Links (também. só é duro no MC aguentar a voz da menina de maria-chiquinha. que voz é aquela?! uma mistura de Amina com Fresh Lemon com Aya Hirano com Pour Lui forçando a voz... é de doer na alma) e Idol College (o mais fraquinho. nesse dia não estavam com o tradicional uniforme, vestiam uma camiseta com o logo do grupo. foda que eu não podia ficar parado porque tinha uma delas que ficava toda hora me olhando. .___. ). O décimo grupo a se apresentar era exatamente o motivo de eu ter ido ali: Afilia Saga! Eu não as via desde novembro, então precisava saber como está agora o grupo sem Aria e Emiu. Elas apareceram trajando o uniforme original e cantaram menos músicas que os outros grupos principais da noite (do Houkago em diante todos cantaram seis). Isso porque elas fizeram um loooooongo MC. Além da apresentação pessoal, ficaram falando da turnê que começará em breve e aí a Yukafin puxou uns papos de "o que vocês pretendem fazer em Taiwan?", ficou fazendo piada com histórias das viagens anteriores do grupo... Eu que sou fã delas já estava quase dormindo com tanto blablabla. Imagine o resto da galera... Inclusive não tinha muitos Afilia wotas nesse dia, se duvidar tinha menos até que fãs do Idol College ou Why@Doll. Cantaram "Luminus no Izumi", "Kindan Muteki no Darling", "Happy! Puppy!", "Survive!!" e "Houkago_Romance". Graças a essa setlist com umas músicas não muito animadas (e tiradas do fundo do baú), o show foi BEM menos agitado que os demais. Contraste.






Foi uma apresentação... estranha. Bom, claro que as coreografias com duas meninas a menos ficaram bem prejudicadas, havia sempre um 'buraco' ali no meio. Mas o grupo parecia meio perdido, bagunçado... não era só a dança, deve ter mais coisa nos bastidores... Talvez estejam com a rotina puxada, o clima não ande bem, sei lá. =/ Uma coisa que certamente não está nada bem é a fanbase do grupo na internet. Lá no 2ch, depois do bafafá sobre o incidente com fezes num dos eventos, andam ultimamente falando mal da Kohime (de que ela é fria, não corresponde direito nos akushukais... eu tenho pouca experiência direta com ela, mas olhando-a nos eventos... não é o que eu sinto) e fazendo piadinhas maldosas com Louise e Miku (depois que ela deu de presente pra Louise uma calcinha fio dental. quem mandou vocês comentarem sobre isso no twitter, meninas? .___. ). Não tá fácil. Assim como, apesar de eu estar de cara pro palco, não foi fácil ver a Louise nem a Raymee. Quem esteve quase o tempo todo na minha frente era a Ayami. Tirando ela e a Reina (cujo encontro especial de aniversário no maid cafe será no próximo dia 4) acho que as demais nem notaram minha presença ali. Bem, o grupo já está se preparando pra grande turnê e lança no próximo dia 19 o dvd do quinto one-man. (demorou pra ficar pronto hein?) Pra fechar o festival, veio o Chu-Z. Eu estava crente que o Afilia iria encerrar a noite, mas nem. Mais uma vez foi uma baita apresentação delas. Tenho de tomar cuidado para não virar fã do grupo. Se elas fossem um pouquinho melhor produzidas acho que teriam grandes chances de 'estourar'.

Potencial tem. Na hora que estrearem numa grande gravadora isso deve melhorar, vide o BiS e tudo que elas conseguiram aprontar graças ao dinheiro da Avex. Mas se fosse pra comparar o grupo a algum que eu gosto, eu compararia com o Up Up... não sei bem porque, mas as músicas, presença de palco, fanbase... tudo me lembrar tanto o Up Up... E é curioso que assim como ocorre nele e em outros grupos, aqui também a menina que mais me chama a atenção é a de laranja, a Miku (cujo nome verdadeiro é Haruka Yoshida). Ela é engraçada, principalmente o jeito de falar. Inclusive deixaram ela pra comentar dos próximos shows no MC e... tiveram que pegar e falar pro pessoal checar no site oficial depois, porque estava complicado pra entender. Realmente, eu pelo menos num entendi nada do que ela falou... ^__^' Tá certo que ela é de Kyoto, mas só kansai-ben num explica aquilo ali não. (será que ela é lesadinha que nem a Nachu?) A mais experiente e líder, Maia, num determinado momento ainda veio na minha frente, agachou e ficou cantando seu trecho solo diante de mim. *___* Ai que tudo! Elas que andam participando de um programa de culinária e vejam só, trabalham num idol cafe (um maid cafe só que com as meninas sem roupa de maid) em Hachioji. E detalhe que esse local fica mais perto da minha casa que os cafes do Afilia... hmmmmm. Fala sério, quanto mais eu descubro sobre o grupo, mais familiares elas me parecem. Perigo, muito perigo... por enquanto estou escapando de cair na tentação e ir num akushukai delas. Nesse dia, tanto o Chu-Z quanto o Afilia foram fazer suas atividades já mais de dez horas da noite. Aí, sinto muito, mas não participei e fui pra casa afinal não queria correr o risco de ter de voltar com o último trem. (lições de vida: nunca pegue o último trem, porque se você dormir e perder a estação... fudeu!)

 ---------------------------------------------

Bom, vou aproveitar pra comentar aqui também do grande anúncio desses últimos dias. Não, não estou falando da saída da Yuko do AKB48 no final de março, até porque provavelmente ela continuará dando as caras que nem a Amina nos akushukais por um bom tempo. Sem desespero. E também não estou falando do novo shuffle do grupo que parece que irá ocorrer no dia 24 do mês que vem (meio em cima da hora isso, não?). Afinal por mais que o Akimoto bagunce os grupos, o AKB ainda continuará existindo e vendendo milhares de cds. (em tempo: titio Akimoto, transfere a Nonaka, Katayama e Sumire pro SKE, por favor! aí não precisarei mais comprar cds dessa joça de AKB) O grande anúncio, este sim impactante afinal marcará o fim de uma era no mundinho idol foi... o término do BiS. =( Pois é, os rumores e sinais de que algo ruim viria estavam certos, o grupo vai realmente acabar. Só não foi mais pesado para mim porque eu já estava pensando a respeito e meio que me preparando, vide meu último post sobre o grupo. Mas não deixa de ser uma notícia triste. No dia 26, encerramento dos eventos de lançamento do single "STUPiG", anunciaram um novo álbum entitulado "Who Killed Idol?", que será lançado dia 5 de março. O último álbum do grupo. Pra minha alegria o filminho "Idol is Dead 2" estará incluído em uma das versões, pelo menos isso. Mas não disseram ainda a data exata de quando o grupo encerrará as atividades. No início do ano, num programa de tv, anunciaram que o grupo acabaria quando fizesse um show no Budoukan. Ninguém botou muita fé no papo, parecia trollagem. Mais uma.


Mas pelo menos uma parte da coisa, hoje vemos que é verdade. Desse ano o BiS não passa. Se ocorrer (ainda não tem data nem é ao menos algo garantido), um encerramento do grupo no Budoukan seria um desfecho épico. Quanto a isso não há dúvidas. Dizem por aí que esse show ocorreria em setembro, mas o plano subiu o telhado. Vamos ter de aguardar maiores infos em breve de como vai ficar isso aí. (uma coisa é certa, como estrearam um novo figurino nesse dia 26, tão cedo é que não vão parar né. seria desperdício. por enquanto a última atividade já agendada está marcada para o dia 22 de abril) Coitada principalmente da Megumon, que entrou a pouco tempo... Pour Lui provavelmente vai voltar a ser solista, mas as outras... talvez uma ou outra continue por aí, que nem a UK, Rinahamu e Yuffie... a Mitchel dizem que descobriram perfil online dela, mas que ela realmente não quer saber mais de vida artística, de jeito nenhum. Até certo ponto o BiS deve ser uma experiência traumática mesmo... a última que andaram inventando é de um ensaio nu (a Pour Lui adora isso, hein?!) na revista Weekly Playboy (que eu ainda tenho de comprar), só com tinta nanquim cobrindo certas partes. Se não é uma menina mais 'soltinha', é complicado mesmo ter de encarar essas coisas que eles inventam. E a esta altura já não resta muito mais o que inventar. Tudo quanto era coisa pra chocar, provocar, debochar, inovar, se diferenciar... o grupo fez. O grupo marca uma era porque foi certamente aquele que mais ousou até hoje. Nenhum outro grupo se atreveu a ir tão longe como o BiS foi e hoje, graças ao sucesso e (infame) notoriedade delas, uma porta se abriu. Vários grupinhos estão surgindo e se aventurando por esse caminho aberto pelo BiS, vide o Gouhou Lolita Syndrome, Bellring Shoujo Heart...

Por motivos óbvios, dificilmente alguém se atreverá a ir tão longe quanto elas foram, porém. E aí, mesmo que você não goste do grupo, tem que se tirar o chapéu pro fato delas terem feito o que fizeram e sido o que foram. No mínimo é preciso ter muita cara-de-pau, convenhamos. =D Em breve o BiS deixará de existir para se tornar uma lenda e me deixa reconfortado pensar que ao menos eu pude presenciar e participar, um pouquinho, dessa história. Mesmo não vendendo um centésimo do que o AKB vende ("STUPiG" fechou a semana em sétimo lugar no ranking da Oricon, com cerca de 16 mil cópias vendidas. apesar da posição inferior à "DiE", vendeu ligeiramente mais que os últimos singles) o BiS não será "mais um" grupinho idol qualquer, será lembrado e servirá de exemplo do que não fazer. O mundinho idol já mudou e continuará mudando, graças a grupos como o BiS, não a grupos como Momusu e AKB. Viva a criatividade!

Nenhum comentário: