quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Top 10 de 2013

Hora de fazer o ranking deste ano que passou. Ano retrasado tive a idéia de fazer um post assim e achei bem divertido olhar pra trás e recapitular tudo o que foi lançado durante o ano. Tanta coisa que a gente nem lembra mais que foi lançada durante os últimos doze meses, acha que faz mais tempo... outras a gente esquece por completo mesmo e vejo que nem cheguei a citar por aqui... Dizem que "não se faz mais música como antigamente", que a qualidade musical do que é produzido atualmente é baixa... isso até tem um fundamento, principalmente se olharmos apenas para o cenário pop ocidental. Mas percebi que o mesmo não pode se aplicar no cenário musical nipônico. Mesmo num ano onde certas cantoras passaram discretas (como a Kou Shibasaki que não lançou nada), foi difícil pra caramba pra montar o ranking a seguir. Tanta coisa legal foi lançada que fui obrigado a deixar bons cds de fora, uma pena. No fim, o vínculo de fã com certos grupos pesou para que eu deixasse cds deles na lista em detrimento de outros. Uma injustiça, eu admito. Paciência.

Como eu ouço basicamente pop, rock (em particular punk rock/pop punk) e acima de tudo grupinhos idols, minhas listas são dominadas por artistas destes gêneros. Na verdade, fiquei tentado a fazer uma lista só pra idols e outra pros demais, mas aí percebi que em particular a lista de álbuns seria meio difícil de ser preenchida. De singles eu poderia fazer umas quatro listas, porém. Quem sabe numa próxima oportunidade. Além das listas de singles, álbuns e músicas, tem a revelação e a decepção do ano. Revelação foi bem díficil de definir, tendo em vista que neste ano muitos grupos debutaram em gravadoras grandes, mas já estavam na ativa. Novidade mesmo, foram bem poucas... e nada lá muito especial. Fiquei entre a cantora Sayaka Shionoya, os grupinhos idol Camouflage e Otome Shintou e a minha escolhida. E só pra finalizar, algumas palavrinhas sobre o grande acontecimento da noite da virada de ano.

Top 10 singles de 2013:

1- Hime Kyun Fruit Can - Andante (melhor do ano graças ao fato de ter quatro faixas de excelente nível. fiquei seriamente em dúvidas de qual single era melhor, esse ou o "Killer Tune", primeiro delas no ano)
 
2- Up Up Girls Kakkokari - Starry Night/Seishun Build Up (pela lógica, o segundo lugar deveria ser do "Killer Tune". mas aí me dei conta que eu estaria colocando dois singles na lista de um grupinho que eu sequer sou wota. =P nah. melhor single do Up Up no ano graças à segunda faixa)

3- BiS - Fly/Hi (o BiS teve outros singles mais importantes no que diz respeito a estréia e despedida de membros, mas musicalmente esse foi o superior. em tempo: só hoje eu fui me dar conta de que elas com aquelas roupas estão de baratas e não piloto de avião no clipe ^__^' ou seria uma mistura das duas coisas? enfim...)

4- Perfume - Sweet Refrain (entrou na lista ao invés de "Magic of Love" graças ao fato de ser uma música mais original em relação às demais do grupo e ter um clipe mais divertido)

5- Up Up Girls Kakkokari - Samurai Girls/Waidoru Seven (perdeu do outro single porque "Seishun Build Up" é bem mais divertida que "Waidoru Seven")

6- Miliyah Kato - Emotion (eu atóóóron quando ela se aventura em músicas mais dance)

7- Passpo - Growing Up (o fator emocional pesou pra eu optar por esse single em detrimento dos outros do Passpo no ano. é o single comemorativo de três anos desde "Pretty Lie" e tals)

8- Koda Kumi - Dreaming Now! (e eu também atóóóron quando a Kodeeeenha solta uns batidões putanhescos)

9- Momoiro Clover Z - Gounn (por mais que musicalmente não seja grandes coisas, merecia entrar por tudo que ele representa: primeiro single em quase um ano, décimo single do grupo -que já a um tempo anda em alta-, produção excelente no clipe e cd, parceria com a Miwa...)

10- SKE48 - Sansei Kawaii! (foi difícil me decidir entre ele e "Choco no Dorei", pelo conjunto da obra. mas analisando só a faixa principal, "Sansei Kawaii!" é quem chega mais próxima das grandes músicas do SKE de 2011)

*menções honrosas: Hime Kyun Fruit Can - Killer Tune; Predia - Crazy Cat; Mihimaru GT - Boku Dake no Story; Rio Hiiragi - Aoiro Flavor; Koda Kumi - Summer Trip; Yum! Yum! Orange - Oh! My Princess; Izukoneko - Last Summer EP; Denpa Gumi.inc - DenDenPassion.

Top 10 álbuns de 2013:

1- Jinn - For The Seeker (melhor álbum da banda até hoje. o que não é pouca coisa)

2- Uplift Spice - 000 (mais criativo que os últimos cds deles. Uplift mais 'nervoso' do que nunca e mostrando porque é a melhor banda do gênero)

3- Perfume - Level 3 (tão bom quanto "JPN". só coloquei em terceiro pra não parecer tão fanboy delas. =P )

4- Up Up Girls Kakkokari - First Album Kakkokari (passei um bom tempo pensando se ele seria digno de levar o posto de melhor álbum idol do ano. mas aí lembrei que ele contém "Upper Rock". e "Upper Rock remix". assunto encerrado)

5- Passpo - JeJeJeJet!! (cd mais criativo que o anterior delas. graças à Nachu Aipon ele tem um toque especial que o torna indispensável)

6- Lyrical School - Date Course (aqui o grupinho se superou. mais que um cd, você o acampanha como uma história em quadrinhos)

7- Yousei Teikoku - Pax Vesania (não tem nenhuma faixa de destaque, mas no geral é um álbum consistente. e bem barulhento)

8- Denpa Gumi.inc - World Wide Dempa (contra ele tem o fato de ter músicas antigas, inclusive do primeiro álbum. tem mais cara de best album do que cd normal. e eu não sou muito chegado nem em "W.W.D" nem "W.W.D II", então...)

9- Red Bacteria Vacuum - Hey! Peeps (uma continuação do belo "Dolly Dolly, Make a Epoch". último álbum da banda. fiquei tentado em colocar numa posição mais alta em homenagem à Kassan)

10- Nanase Aikawa - Konjiki (bonito o suficiente para figurar na lista. primeiro álbum após quatro anos. e eu tinha de colocar pelo menos um cd de cantora pop na lista, né. fala sério)

*menções honrosas: Four Get Me A Nots - Blinks; Afilia Saga - Archism; Rip Slyme - Golden Time.

Top 10 músicas de 2013:
*ps: tomando algum cuidado para não pura e simplesmente repetir os singles já citados antes

1- Perfume - Daijobanai

2- Up Up Girls Kakkokari - RespecTokyo

3- Jinn - Sai

4- BiS - Mura-Mura

5- Lyrical School - My Kawaii Nichijoutachi

6- Passpo - Kucha Love

7- Up Up Girls Kakkokari - Niji iro Mosaic

8- SKE48 - Darkness

9- Morphine Tokyo - Color Schemer

10- Uplift Spice - F*** Darlin'

*menções honrosas: SKE48 - Escape; Afilia Saga - Mirai Button; Hime Kyun Fruit Can - Free Notes.

Revelação do ano:

Yui Matsushita - Sim, a ex-SKE48. Ela reapareceu lançando single e álbum de covers de anisongs famosas. Diferente de outras ex-48, ela não quer se desvincilhar da imagem de idol. Pelo contrário, ela se esforça para fazer juz à alcunha. Canta bem, tem carisma, dança, agita... bem produzida pode ir longe no meio. (ou seja, cativar uma considerável legião fiel de fãs e se firmar como um dos principais nomes do gênero. que nem a Mai Kotone)

Decepção do ano:

Man With A Mission - Talvez eu estivesse com expectativas altas demais com relação ao grupo, mas achei os singles deles neste ano muito genéricos, sem graça mesmo. Parece que o grupo vem numa constante queda de qualidade de "Distance" em diante, o que me preocupa. Mas ainda considero o melhor grupo de rock no cenário mainstream.


-----------------------------

Aí que era pra ser um reveillon como qualquer outro. Festa, bebedeira, superstições, frio, Kouhaku Utagassen na tv... o tradicional programa como sempre chatérrimo, com aqueles artistas que só a NHK prestigia e a gente acha que já morreram ou se aposentaram... mais aqueles outros que tem patrocínio forte e/ou vendem bem. Os mesmos de sempre basicamente. Entre eles o AKB48. Eis que ela, Yuko Oshima, quem diria, resolve anunciar a graduação lá, em pleno Kouhaku. Pior, no meio da apresentação, entre uma música e outra. Um negócio surreal. A menina mais famosa do grupo anuncia que está caindo fora do grupo e aquela é sua última aparição... e segundos depois elas estão cantando "Heavy Rotation"!!! kkkkkkkkkk Tipassim, WTF!?! Melhor ainda é a fina ironia ao participarem horas depois do CDTV Special em outro canal e cantarem "Namida Surprise". Ha!

Tudo errado, Yuko. Tudo errado. Primeiro você deveria escolher para anunciar a graduação diante dos fãs. Seja no teatro ou em algum show do AKB. Não diante de público neutro. Depois que não se anuncia isso no meio da festa, deixasse pelo menos pro final da noite. Terceiro que ficaria mais bonito se você tivesse derramado umas lágrimas (mesmo que falsas) e dito coisas como "venho pensando a muito tempo, insegura se isso é o certo", não anunciado com um sorriso na cara como quem diz "estou caindo fora. finalmente! que alívio!". Sério, o que vai ser do grupo sem ela? É uma baixa bem pior que a saída da Acchan, ao meu ver. (claro, afinal a Yuko tem carisma =P ) Se ela cair fora mesmo, no mínimo vão ter uma baita queda de interesse nos próximos eventos, shows e lançamentos já marcados. Quem vai substituí-la? Teremos nova onda de graduações? O grupo vai acabar? (nada. todos sabemos que aquilo ali só acabará no dia que a KK cair fora =P) Por enquanto a única coisa certa é que já teve wota se matando (de verdade, segundo relatos no twitter não é brinks) na linha de trem Yamanote em Tokyo. Não deve ter sido o único. O 2ch entrou em combustão e tem de tudo: gente ameaçando se matar, gente desejando que ela morra, gente tirando sarro, gente triste... O que você tem a dizer para todas essas pessoas, Yuko?


*cof cof* Ahn.... ^__^' bem, quanto a mim, estou mais interessado mesmo é em saber os detalhes do outro anúncio da noite, BEM menos repercurtido, claro. A mudança de agência (de novo) da minha Katayama, que saiu da AKS e foi pra Irving (a mesma da Nagao e da irmã da Kasai). Já a Amin trocou a Flos Two pela AKS. Bem, a julgar pela quantidade de vezes que já vi a Nagao em ensaios de revistas por aí, parece uma boa pra Katayama... (e mais ainda para meu lado tarado =D ) Vamos aguardar o desfecho, de ambos os anúncios. Enquanto isso, uma bela música pra esse momento.

Nenhum comentário: