sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Há um limite para o AKB48?

Vamos pro primeiro post de fevereiro. Gostaria de escrever sobre outras coisas, mas aí que aconteceu isto. Num tem jeito, vou ter de escrever denovo sobre AKB48. Vou voltar às origens do blog e fazer um post de rant puro. Descer a lenha no AKB. =) Quem continuar a lê-lo, já está avisado do que segue. Reclamações enviar pra casa do Akimoto. Grato.

"Tsutomo, porque você critica tanto o AKB48?" -Porque faz por merecer. "Tsutomo, mas com que propriedade você fala o que fala?" -Com a propriedade de alguém que é (ou pelo menos foi) fã desta joça por um tempo razoável, alguém que gastou bastante dinheiro apoiando o grupo, alguém que além de não ter preguiça pra pesquisar na net (em especial em sites nipônicos) escreve baseado em coisas que viu, presenciou, não em coisas que 'ouviu falar' ou 'acha que é assim'. Em tempo: isso tudo não me faz melhor que ninguém, pelo contrário. Sinto-me uma besta por ter acompanhado o grupo (e continuar a fazê-lo, mesmo que com menor intensidade). "Tsutomo, qual sua impressão do grupo hoje?" -Ruim. Mas nada que não possa piorar, algo que surpreendentemente vem acontecendo de tempos em tempos. Com estes recentes escândalos então, nem se fale. O AKB hoje é uma caricatura de si mesmo. O grupo, ou melhor, sua produção capitaneada pelo senhor Akimoto, se perdeu e não sabe mais o quer. Ou pior ainda, tomou o caminho do escracho, do ridículo, do 'vale tudo por dinheiro'. Querem apenas se manter na mídia, não importa como. Tipo aquelas sub-celebridades tupiniquins, Jay-z Arruda, mulheres fruta, ex-BBBs e similares.

Vamos recapitular o que tem acontecido no grupo nestes últimos dias (como anda movimentada a coisa não? bomba atrás de bomba, nada contra. mais material pra eu criticar =P ): primeiro o caso da Kasai, péssimo, de repercurssão até nas páginas policiais. Decidiram voltar atrás na idéia cretina (que cada dia que passa tenho mais a convicção de que foi proposital, pra "causar" mesmo) de usar aquela foto de mal gosto e assim o photobook deve estar nas lojas nos próximos dias. Quanto a ação na justiça contra o AKB, parece que vai dar em nada (já era de se esperar). No contragolpe, foi a vez do AKB ameaçar a mídia de processos caso usem o termo "pornografia infantil" ao relatarem sobre o infame caso. Sem comentários... Quanto a Kasai, de concreto apenas o fato que ela andou sendo substituída em uns zenkoku akushukais por aí pela Ayarin. Mas ao que tudo indica deve participar do daiakushukai deste fim de semana, o primeiro após o escândalo. O grande teste. (quem já está confirmada que não participará é a Yuko. YAY! vai ter bem menos gente desta vez, bem mais sussa pra andar e se sentar. =D ) Certamente ouvirá coisas não muito gentis. Merecidamente, diga-se. Afinal, já disse antes, faz o que ela faz (ou no mínimo aceita fazer) e depois não quer ser chamada de ero? Ah, me poupe.

Aí veio o caso da KK. Dessa vez, coisa surgida na internet. Que nem o caso que resultou na expulsão da dupla Nacchan e Yonechan. Pra surpresa minha, nada de graduação. Deixaram passar batido, sem nem um único post no G+ do Togasaki a respeito para esclarecer. Que nem no caso da Amina e Chikarina, ou mais recente no caso (mais um) da Milky. Ok, bom para ela. Vai sair impune... ops, quer dizer... impune não! Ela recebeu sim uma punição! Uma "punição Sasshiana": na mesma semana que o caso veio a tona, ela fez um ensaio para a revista Young Champion. Repare na incrível coincidência: Kana, após dezoito anos no grupo sem nunca aparecer em lugar nenhum, ganhou um ensaio de cinco páginas numa revista. Justo neste momento. Claro, apenas coincidência... Em tempo: que bom seria se o mundo adotasse a "punição Sasshiana" não? Imagine em casa "filho, você está de castigo! uma semana sem poder comer jiló e abóbora". Imagine na escola "Luizinho, pelo mal comportamento você está suspenso durante a semana que vem. você só vai ter aulas de educação física no período". Imagine nos órgãos públicos "senhor Almeida, pelo atraso no pagamento da conta de água deste mês, o senhor estará sendo penalizado. pelos próximos cinco meses não pagará nada independentemente do consumo no período". Meu, Akimoto é um visionário! u__u

Depois tivemos o glorioso Request Hour. Esse, convenhamos, não tem muito o que comentar vai. Decepção total, nada de anúncios bombásticos, graduações em massa (falavam até da minha Katayama... ah, que bom seria se ela graduasse)... ao invés disso só os próximos grandes shows do grupo, no Budoukan e no Nissan Stadium. Mas espera aí... e a turnê nacional? Lembremos, ela era entitulada "AKB48 zenkoku tour 2012". Pois acabou 2012 e eles só passaram por dezesseis províncias (nem metade do total). Já estamos em fevereiro e... nada. Levando em conta que no mês com mais shows elas se apresentaram cinco vezes... no mínimo a turnê acabaria em agosto, já no segundo semestre de 2013. u__u Tanta propaganda sobre uma turnê pelo país todo, algo inédito e... no final temos isso. Quanto ao show no Budoukan, pode até representar algo pras filiais, que terão apresentações próprias mas... (diga-se de passagem, como vai ser o show do HKT? nem discografia elas tem ainda!) para o AKB não é grande coisa, já fizeram janken lá. Sem falar que só pra falar em grupinhos contemporâneos, o Momoiro Clover Z e o Tokyo Joshiryu já fizeram concertos lá. Primeiro.

Quanto ao Nissan Stadium, ok. Esse é grande mesmo, maior estádio do Japão (72 mil lugares, contra 55 mil do Tokyo Dome). Uma seleta lista de artistas se apresentou lá até hoje (Exile, B'z, Mr.Children, SMAP...). Mas na perspectiva de um fã... qual a graça de ver um show num lugar onde você vai provavelmente ficar a quase um quilômetro do palco, tendo de usar binóculos para conseguir enxergar algo? Quanto as músicas do Request Hour, um prêmio aos wotas obstinados. Várias músicas foram colocadas a fórceps goela abaixo da produção nas primeiras posições, exaltando garotas que foram prejudicadas recentemente: solo da Sayaka (que foi tirada do posto de capitã), música da Sae (que foi mandada pra China), Hashire Penguin (do time 4, que foi extinto)... Se bem que este último foi um tiro pela culatra né. Se tem algo que o Akimoto mais queria era isso: música com a picolé de chuchu Paruru de center em primeiro lugar. Aliás, um claro sinal de como as coisas andam mal e de que daqui para frente é só ladeira abaixo: enquanto a música mais importante da história do grupo, aquela que fez elas saírem do anonimato não rankeia nem numa de lista de 100, a tosquérrima "Ue Kara Mariko" fica em terceiro. Não, numa boa, pára que eu quero descer.

Tudo bem, teve Katayama com "Junjou Shugi" e "Itoshiki Natasha" bem rankeadas, teve a Nonaka fazendo figuração na segunda música mais votada... Muito pouco. Mas aí que a poeira do evento nem baixou direito e vem o escândalo da Minegishi. Mais uma vez os paparazzi do Shukan Bunshun mostram que não dormem no ponto e conseguem flagrar uma membro se divertindo por aí. Incrível, elas não aprendem. /facepalm Desta vez então, uma das mais famosas e carismáticas membros, a querida Minami Minegishi. Como eu já havia cantado antes, nada de punição pra valer mais. Só uma "punição Sasshiana" com ela sendo rebaixada a kenkyusei. Oras, querem apostar quanto que ela como kenkyusei vai continuar aparecendo tanto ou até mais na mídia do que antes, igual aconteceu com a Sasshi no HKT? E assim como no caso anterior, ela será o grande centro das atenções no grupo, sem rivais em fama ou mesmo experiência. Claro, não vamos mandar embora uma menina tão importante pro grupo, certo? Seja lá o que ela tiver feito, sendo verdade ou mal entendido, vamos fazer um jogo de cena. (jogo de cena também visto no Request Hour com aquelas mudanças no posto dos staffs, avaliação popular e "punição" pro Yuasa... aliás, que coisinha ridícula aqueles videozinhos com direito aos caras aparecendo semi-nus e sendo estapeados, hein. AKB virando Superpop)

Mas aí que o escracho, o rídiculo, o baixo nível... estavam faltando né. Não podia terminar assim essa história, ela vira kenkyusei e pronto. Eles tinham que fazer a menina ir pra frente de uma câmera se auto-flagelar, se rebaixar, falar um textinho preparado e chorar no youtube, pra todo o mundo ver. Eles tinham que causar e... conseguiram novamente. Parabéns a todos os envolvidos. u__u Alguém pode ser ingênuo e acreditar nas palavras ditas por ela no vídeo, de que a própria, sozinha, decidiu raspar a cabeça como auto-punição. Oras, vamos acordar né. Montaram um vídeo de desculpas, com distribuição no canal oficial, tanta grana envolvida neste meio onde as meninas vivem basicamente da imagem... e ninguém sabia de nada, ela cortou sozinha por impulso. Claro, claro. Eu nasci ontem. u__u É evidente que eles sabiam disso e no mínimo aprovaram. Segundo os acontecimentos recentes, creio mais é que foi idéia deles, produção, fazer isso. Eles já mostraram que são baixos. Já mostraram que querem polêmica, que querem estar na mídia nem que seja por motivos controversos. Já mostraram que as meninas são mera mercadoria e como tal devem estar à disposição do que der e vier. Mesmo que isso atinja a própria integridade.

O vídeo e a imagem da Minegishi de cabeça raspada chorando, são apenas mais um capítulo. Um triste capítulo da auto-destruição de um grupo. Um grupo tão importante, um símbolo, um marco da música japonesa, responsável por abrir portas para a sub-cultura idol otaku por toda a sociedade. Mas que agora está desvirtuado, se prestando ao ridículo e com decisões contestáveis norteando o caminho... rumo ao fundo do poço. Que do jeito que as coisas vão, não vai demorar tanto a chegar. Interessante ressaltar o como o erro não está exclusivamente na produção, está nos fãs também, claro. (quem vota em "Ue Kara Mariko" tem mais é que ser internado =P ) E está na meninas. O que dizer da líder Takamina passando a mão na cabeça da Minegishi, quando num passado não muito distante ela condenou as colegas Nacchan e Yonechan num caso semelhante? E na entrevista dela exibida num programa de tv onde ela questiona o porque elas não podem ter "vidas normais" como qualquer outra pessoa? Oras, me poupe. Você sabe muito bem como as coisas funcionam (desde antes de entrar) e bingo! Você sabe que pode sair a qualquer momento! Simples assim, vire uma "pessoa normal" e terá uma "vida normal". É muito fácil querer fama e sucesso, mas só o lado bom. Nada de adversidades, responsabilidades, obrigações... Assim eu também quero, quem não?

Se o emprego (pois é, elas são pagas. bem ou mal, ninguém é escrava ali) possui regras, você tem que seguir, melbeim. Não concorda, ok. Caia fora. É assim com todo mundo em todo serviço, não? (ok tem certos jogadores de futebol por aí pra me desmentir, mas enfim) É muita pieguice essas meninas do AKB ficarem se lamentando disso ou aquilo. Porra, vão ver o como é realidade de 99% dos grupinhos idols por aí pra ver o que é bom pra tosse. Ganhar um merreca (se é que ganham), ter que bancar a marmita do próprio bolso, se maquiar sozinha, encarar maratonas de vários shows em locais diferentes num mesmo dia, mais escola, ensaios, sessões de fotos... tudo isso em troca de que? De nunca terem, nem em sonho, um décimo que seja da fama e valorização que as meninas do AKB possuem. Aguentam as mais diversas dificuldades porque gostam disto, se sentem felizes com o que fazem. Mas também, é fácil entender o porque as meninas do AKB têm o rei na barriga e querem mais isso e aquilo. Com uma produção que as mima tanto, que as trata como divas... e depois ainda tem a cara de pau de venderem a idéia de que aquilo é um estágio pra essas garotas, incompletas, aprendizes, poderem um dia voar vôos mais altos. Ah, pára né. "Aprendizes" que ganham uma fortuna (pelo menos as famosas), aparecem em tudo quanto é programa e revista, fazem mega-shows que artistas plenos e consagrados nunca puderam ou poderão realizar. Vai comparar os locais onde a Rie Fu faz shows com o Budoukan, Nissan Stadium, Tokyo Dome, dos show do AKB. Estão no topo, agem assim, mas na hora do discurso são 'café com leite'...

A constatação que fica é que falta bom senso, profissionalismo e menos hiprocrisia. A começar pela produção. Passando pelas meninas. E chegando nos fãs, nós. Que diga-se de passagem não sei o que estou comentando este grupo ainda, fui!

Nenhum comentário: